• Multiverso Visita

    Multiverso participa do Cresça com o Google

    1Foto: Carola Luz

    O Google desembarcou em Porto Alegre e ofereceu uma série de palestras no Centro de Eventos da FIERGS. A equipe ministrou treinamentos gratuitos com foco em capacitar pessoas e empresas a se habilitarem a nova era do mundo digital. O Multiverso e os estudantes da Escola de Comunicação e Hospitalidade do IPA marcaram presença no evento.

    Leia mais...

  • Por onde anda Maria Regina Pardelinhas de Lima?

    POA Turismo

    Bacharela em Turismo, formada pelo IPA em 2018/2, Maria Regina Pardelinhas de Lima entrou no curso por ter o sonho de voar. “Na verdade, eu queria muito fazer o curso de comissária de bordo”, revela. Ela conta que por vir de família humilde e não ter recursos para cobrir os gastos da formação desejada, decidiu se inscrever no Enem 2015. “Foquei muito nessa possibilidade. Quando recebi o resultado da prova optei por utilizá-lo para concorrer a vaga para o Turismo. O resultado foi uma bolsa integral”, relembra.

    Leia mais...

  • #TBTexto: A Biblioteca Virtual

    TBTexto ECH

    Há três anos, foi inaugurada a biblioteca virtual do IPA, que desde então, pode ser acessada através dos Portais do Aluno ou do Docente.  Entre os e-books, são muitas as opções para os cursos que integram a Escola de Comunicação e Hospitalidade. Os materiais fazem parte de um consórcio de 18 editoras lideradas pela Pearson Brasil. Os títulos podem auxiliar em trabalhos de pesquisa dos alunos de Jornalismo, de Publicidade e Propaganda e de Turismo, principalmente os que estão finalizando seus cursos.  

    Leia mais...

  • Estudantes de Jornalismo do IPA participam de gravação da RDCTV

    WhatsApp Image 2019 05 08 at 15.11.33Foto: Alessandro Davila

    Retornando à grade de programação da RDC TV, o Na Pelada, comandado por Rodrigo Dorigatti, contou com a presença de alunos de Jornalismo do IPA na plateia. O Talk Show  traz  ex-atletas da dupla Grenal e fala sobre suas histórias no futebol, de forma bem-humorada. O conteúdo pode ser acessado canais 24 e 524 da NET ou na live na página oficial da emissora.

    Leia mais...

  • Glória Maria emociona com suas histórias de vida

    Divulgação Senac RSFoto: Divulgação Senac RS

    A equipe Multiverso participou da palestra Mudanças e Desafios, apresentada pela jornalista Glória Maria. Mais de três mil participantes lotaram o Auditório Araújo Vianna para prestigiar a abertura da 14º Feira de Oportunidades do Senac RS. O evento visa a capacitação e a qualificação dos profissionais do setor.

    Leia mais...

  • Publicidade e Propaganda

    Quebrando o Gelo é mais que uma oficina de desinibição

    NancyFoto: Alessandro Davila

     A Profa. Me. Nancy Vianna ministrou mais uma edição da oficina ‘Quebrando o Gelo: como apresentar trabalhos’. Munida das técnicas do teatro, para melhorar a postura, a desinibição e dicção, bem como dos conhecimentos inerentes à sua formação como publicitária, a docente visa romper com os paradigmas que os alunos constroem sobre si próprios e que contribuem com o medo para falar em público.

    Leia mais...

Esportes

#Deixaelatrabalhar: empatia e companheirismo é preciso

O Multiverso, em apoio à campanha #Deixaelatrabalhar, entrevistou Bruna Dealtry, ex-atleta profissional do vôlei de praia, jornalista e repórter do Esporte Interativo. Ela foi beijada à força por um torcedor durante uma transmissão ao vivo. O movimento é uma iniciativa das jornalistas que atuam no esporte, contra o machismo, o desrespeito e o assédio nos estádios, em ambientes de trabalho, nas redações, nas redes sociais e onde quer que aconteçam.

O movimento atraiu jornalistas reconhecidas, como Fernanda Gentil, Cris Dias e Carol Barcellos. A visibilidade do caso foi tamanha e foi destaque internacional. Com palavras, como sororidade, que significa a união e a aliança entre mulheres em busca de alcançar objetivos em comum e empoderamento ganhando cada vez mais força, o cenário atual é ideal para uma discussão mais abrangente.

 

A entrevista

brunaFoto: reprodução/Facebook

Bruna Dealtry afirma que durante sua trajetória no jornalismo esportivo, presenciou algumas situações machistas. Ocorriam, também, através das redes sociais quando ela transmitia ao vivo em treinos e pré-jogos. “Recebia muitas mensagens constrangedoras e agressivas de homens, alguns inclusive diziam que eu não tinha que estar falando de futebol, e sim lavando a roupa. Isso me incomodava muito, mas assedio físico foi a primeira vez”.

A repórter narra que nunca levantou a bandeira de feminista e não pensava no assunto, até então. Passou a aprender sobre o feminismo somente após o ocorrido. “Sou muito a favor de direitos iguais, da mulher ter mais oportunidades, porque ainda existe uma diferença grande principalmente no jornalismo esportivo. Precisamos de salários iguais e oportunidades iguais em todas as profissões”. Ela não apoia que o feminismo deva gerar uma rivalidade entre homens e mulheres. Diz ser contra às agressões e a favor de debates saudáveis para tratar do assunto e gerar o progresso entre os gêneros.

A jornalista conta que o movimento Deixa Ela Trabalhar nasceu após o assédio sofrido por ela. Foi criado, então, um grupo no WhatsApp com outras duas colegas do Esporte Interativo, Taynah Espinoza e Aline Nastari. A partir daí, novas integrantes de outros canais de comunicação começaram a entrar no grupo. “Fomos construindo um debate e nos desconstruindo, porque até chegar no formato ideal do movimento demorou uma semana. É um movimento que continuará, vamos continuar fazendo outras ações também” comemora ela.

Bruna relata que pretende continuar tomando medidas para diminuir o machismo e o desrespeito no ambiente de trabalho jornalístico e nos demais. As mulheres envolvidas na causa estão em contato com o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para ver o que pode e deve ser feito na prática, quando há situações machistas e abusos. O objetivo é a criação de leis mais severas para defender a mulher nos estádios e defender as profissionais que estão trabalhando em diversas áreas, também. “Descobrimos um grupo de advogadas que atuam defendendo mulheres que passaram por algum tipo de assédio e machismo. Estamos vendo possibilidades para ajudar cada vez mais as jornalistas e as mulheres de todas as profissões a trabalharem sem nenhum tipo de preconceito”.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

Agenda de eventos

  • WORKSHOP MOBGRAPHIA SENSORIAL

    O jornalista Carlos Macedo, egresso do Centro Universitário Metodista IPA, ministra o workshop Mographia Sensorial no dia 25 de maio no Simplify Poa. O curso é voltado para qualquer pessoa - seja fotógrafo (a) ou não - que queira aperfeiçoar o olhar, dominar os recursos de captação, edição e criar fotografias com seu telefone. Para mais informações, acesse o site.

    Inscrições pelo site

  • Curso de Jornalismo Internacional

    O curso de extensão em Jornalismo Internacional e Correspondente de Guerra será realizado na Unisinos, no campus de Porto Alegre, e ministrado por Rodrigo Lopes, de Zero Hora e GaúchaZH. O jornalista compartilhará sua experiência em mais de 30 coberturas internacionais, a maioria em zonas de guerra e catástrofe. O curso inicia dia 25 de maio e segue até 15 de junho e é aberto a acadêmicos de Jornalismo, fotógrafos, cinegrafistas e público em geral interessado em assuntos como História, Jornalismo Internacional, guerras e fatos atuais globais. As aulas serão sempre aos sábados, das 13h às 17h, totalizando 16 horas/aula. Para mais informações, acesse o site.

    Inscrições pelo site

· · ·