• Estudantes do Colégio La Salle Dores participam de curso no IPA

    5159Foto: Alessandro Davila

    Os alunos do 2° ano do Ensino Médio do Colégio La Salle Dores participam de uma edição especial do curso livre Curtas de Bolso, promovida pelo Centro Universitário Metodista IPA, com o apoio dos cursos de Comunicação. Os conteúdos são a base para a realização de uma atividade prática da disciplina de Literatura, onde os alunos produzem um curta-metragem.

    Leia mais...

  • Estudantes do Colégio La Salle Dores participam de curso no IPA

    5159Foto: Alessandro Davila

    Os alunos do 2° ano do Ensino Médio do Colégio La Salle Dores participam de uma edição especial do curso livre Curtas de Bolso, promovida pelo Centro Universitário Metodista IPA, com o apoio dos cursos de Comunicação. Os conteúdos são a base para a realização de uma atividade prática da disciplina de Literatura, onde os alunos produzem um curta-metragem.

    5093Foto: Alessandro Davila

    A atividade é conduzida pelo Prof. Me. Alex Ramirez, docente dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, e pelo com técnico do Laboratório de Vídeo do Multiverso, Claúdio Jr. Ramirez enfatiza a importância deste tipo de atividade promovida pelo IPA. “Temos muito potencial, uma ótima infraestrutura, um corpo docente maravilhoso. É nosso dever compartilharmos o que temos de melhor em prol da sociedade e em especial de estudantes e futuros profissionais que vêm até aqui aprender conosco!”, finaliza Alex.

    5182Foto: Alessandro Davila

    A coordenadora do Multiverso, Profa. Dra. Valéria Deluca destaca que uma das bases da universidade é disponibilizar o conhecimento produzido nos bancos acadêmicos para a sociedade. “As ações de extensão são fundamentais no nosso cotidiano. Trabalhamos intensamente e o resultado disso dever reverberar no espaço social. Esta experiência que os alunos estão vivenciando se torna uma marca em suas vias”, observa ao salientar que o domínio do uso do audiovisual para estes jovens é um importante diferencial, tanto na sua formação escolar, como enquanto cidadãos.

    Juliana Grünhäuser, professora de Literatura e Escrita Criativa do La Salle Dores, desenvolve há quatro anos o projeto de cinema com as turmas, que vai da elaboração do roteiro até a produção de um curta. Ela acredita que a parceria com o IPA tem se mostrado mais do que efetiva. “As aulas estão funcionando muito bem, pois os alunos enxergam outros personagens falando sobre assuntos técnicos que poderão instrumentalizar e qualificar o seu filme”, destaca.

    O aluno João Paulo Daitx participa das aulas com muita atenção e confessa que aguardava ansioso por esta prática desde o 7º ano. “Se eu pudesse, cancelaria todas as disciplinas e ficaria somente com a de Literatura! É muito legal ter a oportunidade de colocar a mão na massa aqui no IPA e eu espero poder tirar o melhor proveito desta experiência para o nosso trabalho!”, enaltece.

    A Profa. Me. Daiane Modelski, docente do IPA e coordenadora pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio do Colégio La Salle, foi a responsável por aproximar as duas instituições. “Por vezes a professora de Literatura traz profissionais externos à sala de aula para auxiliar aos alunos. Por que não unir esforços de projetos que já coexistem? A nossa proposta de aproximação está funcionando muito bem e com ela, novas ideias estão surgindo! É muito importante fazermos os alunos viverem o espaço da Universidade. A troca de conhecimentos é mútua e muita!”, salienta.

    Leia mais...

  • Vídeos com o celular é proposta em atividade com o CIEE/RS

    A imagem pode conter: 48 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área internaFoto: Alessandro Davila

    Como acontece há quase quatro anos, os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do IPA, com o apoio do Multiverso, recebeu alunos do projeto Cidadania e Talento.com, desenvolvido pelo CIEE/RS, com a finalidade de capacitar jovens para o mercado de trabalho. Com idades entre 14 e 17 anos, os mais de 40 adolescentes participaram de duas tardes de imersão na produção de audiovisuais.

    Leia mais...

  • Revista Práxis traz novos artigos científicos sobre o mercado da Publicidade e Propaganda

    praixis 05

    Práxis: Teoria e Prática chega à segunda edição. A publicação científica conta com quatro artigos e um projeto de Marketing. O material é resultado da imersão dos alunos de Publicidade e Propaganda do IPA no mercado atual na perspectiva da pesquisa acadêmica. "Vivenciamos um mercado em efervescente transformação, em que a Publicidade precisa se reinventar em meio à presença tecnológica. Nesse cenário, os alunos realizaram pesquisas que integram a revista eletrônica de Publicidade e Propaganda", explica a Profa. Me. Nancy Vianna, uma das editoras da publicação.

    Leia mais...

  • Comunicação Integrada

    Escola de Comunicação e Hospitalidade promove palestra sobre Neurociência

    Angela abFoto: Carola Luz

    O evento Neurociência e Aprendizagem contou com a presença da especialista em Neurociência e Comportamento, Àngéla Bono. Ela discorreu sobre as relações entre a memória e as emoções bem como apresentou técnicas que auxiliam o processo de aprendizagem.

    Leia mais...

  • Curso de Turismo do IPA visita o Cânion Fortaleza

    IMG 20190608 WA0027

    Estudantes da disciplina de Ecoturismo, ministrada pela Profa. Me. Aline Moraes Cunha, realizaram uma saída de campo para Cambará do Sul. A atividade pôs em prática conhecimentos adquiridos em aula. “Na disciplina estudamos o Sistema Nacional de Unidades de Conservação. A proposta da viagem proporcionou a possibilidade de ver o funcionamento de todo este processo na prática”, enfatizou a professora. Na oportunidade foram visitados o Cânion Fortaleza e a Trilha do Tigre Preto.

    Leia mais...

Esportes

#Deixaelatrabalhar: empatia e companheirismo é preciso

O Multiverso, em apoio à campanha #Deixaelatrabalhar, entrevistou Bruna Dealtry, ex-atleta profissional do vôlei de praia, jornalista e repórter do Esporte Interativo. Ela foi beijada à força por um torcedor durante uma transmissão ao vivo. O movimento é uma iniciativa das jornalistas que atuam no esporte, contra o machismo, o desrespeito e o assédio nos estádios, em ambientes de trabalho, nas redações, nas redes sociais e onde quer que aconteçam.

O movimento atraiu jornalistas reconhecidas, como Fernanda Gentil, Cris Dias e Carol Barcellos. A visibilidade do caso foi tamanha e foi destaque internacional. Com palavras, como sororidade, que significa a união e a aliança entre mulheres em busca de alcançar objetivos em comum e empoderamento ganhando cada vez mais força, o cenário atual é ideal para uma discussão mais abrangente.

 

A entrevista

brunaFoto: reprodução/Facebook

Bruna Dealtry afirma que durante sua trajetória no jornalismo esportivo, presenciou algumas situações machistas. Ocorriam, também, através das redes sociais quando ela transmitia ao vivo em treinos e pré-jogos. “Recebia muitas mensagens constrangedoras e agressivas de homens, alguns inclusive diziam que eu não tinha que estar falando de futebol, e sim lavando a roupa. Isso me incomodava muito, mas assedio físico foi a primeira vez”.

A repórter narra que nunca levantou a bandeira de feminista e não pensava no assunto, até então. Passou a aprender sobre o feminismo somente após o ocorrido. “Sou muito a favor de direitos iguais, da mulher ter mais oportunidades, porque ainda existe uma diferença grande principalmente no jornalismo esportivo. Precisamos de salários iguais e oportunidades iguais em todas as profissões”. Ela não apoia que o feminismo deva gerar uma rivalidade entre homens e mulheres. Diz ser contra às agressões e a favor de debates saudáveis para tratar do assunto e gerar o progresso entre os gêneros.

A jornalista conta que o movimento Deixa Ela Trabalhar nasceu após o assédio sofrido por ela. Foi criado, então, um grupo no WhatsApp com outras duas colegas do Esporte Interativo, Taynah Espinoza e Aline Nastari. A partir daí, novas integrantes de outros canais de comunicação começaram a entrar no grupo. “Fomos construindo um debate e nos desconstruindo, porque até chegar no formato ideal do movimento demorou uma semana. É um movimento que continuará, vamos continuar fazendo outras ações também” comemora ela.

Bruna relata que pretende continuar tomando medidas para diminuir o machismo e o desrespeito no ambiente de trabalho jornalístico e nos demais. As mulheres envolvidas na causa estão em contato com o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para ver o que pode e deve ser feito na prática, quando há situações machistas e abusos. O objetivo é a criação de leis mais severas para defender a mulher nos estádios e defender as profissionais que estão trabalhando em diversas áreas, também. “Descobrimos um grupo de advogadas que atuam defendendo mulheres que passaram por algum tipo de assédio e machismo. Estamos vendo possibilidades para ajudar cada vez mais as jornalistas e as mulheres de todas as profissões a trabalharem sem nenhum tipo de preconceito”.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

Agenda de eventos

  • OFICINA DE JORNALISMO CULTURAL

    No dia 13 de julho começa a 5ª edição da Oficina de Jornalismo Cultural. Desde 2016, ela vem sendo desenvolvida por Rafael Gloria, um dos editores do Nonada, em Porto Alegre.  Os encontros serão aos sábados pela manhã, até o dia 03 de agosto. Um dos diferenciais dessa edição é a criação de um podcast. As inscrições podem ser feitas até 12 de julho. Ainda há vagas! Mais informações pelo fone (51) 999.915.282, pelo e-mail rafaelgloria88@gmail.com ou acesse o link abaixo.

    Inscrições pelo site

  • Curso O Texto na TV: teoria e prática

    Os professores de Jornalismo Leandro Olegário e Matheus Felipe criaram o curso de extensão "O Texto na TV: teoria e prática", na ESPM-Sul, capacitando estudantes e recém-formados para atuarem nos novos cenários do telejornalismo. A proposta é combinar teoria e prática, sendo as funções de apresentador e repórter abordadas a partir do texto televisivo. A capacitação ocorrerá entre 15 e 17 de julho, na sede da instituição de ensino (Rua Guilherme Schell, 350), em Porto Alegre. O curso é aberto ao público.

  • Curso Comunicação para promoção e divulgação da ciência

    A primeira edição do curso "Comunicação para promoção e divulgação da ciência", oferecido pela Famecos (PUC), está com inscrições abertas. A formação presencial será ministrada pelo professor e jornalista Luiz Antonio Araujo entre os dias 16 e 18 de julho, totalizando 8 horas/aula. As inscrições podem ser até 16 de julho, no link abaixo. As aulas serão das 19h30 às 22h35, na sala 208 do Prédio 7.

    Inscrições pelo site

  • Janela ARP com Luciana Bazanella

    A próxima edição do Janela ARP, evento realizado pela Associação Riograndense de Propaganda, ocorre nesta data. A convidada do encontro é a publicitária e cofundadora da White Rabbit, Luciana Bazanella, que abordará o tema "Reskilling Revolution: desafios do trabalho do futuro" a partir das 19h30, no auditório da entidade (Rua Tobias da Silva, 120 - Moinhos de Vento), em Porto Alegre. O evento é gratuito e exclusivo para sócios da entidade e convidados. Para participar, é preciso confirmar presença pelo e-mail arp@arpnet.com.br ou pelo whatsapp (51) 99872.5567.

  • Inscrições para Prêmio Vladimir Herzog

    A 41ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos está com inscrições abertas. A premiação tem abrangência nacional e reconhece trabalhos que valorizam a democracia e os Direitos Humanos. Os candidatos devem acessar o site do prêmio, preencher a ficha cadastral e anexar a obra publicada ou veiculada no período compreendido entre 24 de julho de 2018 e 20 de julho de 2019. As inscrições terminam no dia 20 de julho podem ser feitas no site abaixo.

    Inscrições pelo site

· · ·