·

·

· · ·

Banner site J

Apresentação

O Curso de Bacharelado em Jornalismo do IPA iniciou suas atividades em 2005. Com um Projeto Pedagógico moderno e coerente com as demandas e movimentos do mercado de trabalho, articula, desde o primeiro semestre, disciplinas teóricas e práticas. O diferencial está na formação de profissionais para atuar nas diferentes funções do Jornalismo e, ainda, na gestão dos processos comunicacionais.

Sua base está em uma metodologia que oferece o conhecimento técnico da profissão por meio de uma estrutura adequada, com laboratórios multimeios, ampla biblioteca, interação com a comunidade e professores com experiência no mercado e em sala de aula.

A visão do curso é ser referência na formação de jornalistas empreendedores capacitados a interagir, gerir e influenciar em seu campo de atuação e a contribuir para a promoção da justiça social, tendo em vista a dinâmica do mercado e dos estudos em comunicação.

Em todos os semestres, a disciplina “Projeto Experimental” proporciona aos estudantes vivenciar a prática dos diversos veículos de comunicação, integrando a produção com a teoria:

  • um jornal mural, um tabloide e uma revista, nos semestres iniciais do curso (1º e 2º semestres);
  • na área do rádio, ao longo do 3º semestre, uma reportagem e um radiojornal;
  • para televisão, 4º semestre, produção de uma revista eletrônica e um telejornal;
  • produção de um documentário e o projeto da monografia, no 5º semestre;
  • elaboração de monografia, no 6º semestre;
  • e, por fim, no sétimo e oitavo semestres, elaboração de site acompanhado de newsletter, vivência do webjornalismo, produção do Trabalho de Conclusão de Curso – teórico/prático, desenvolvimento e execução de um produto midiático, com sustentação teórica – voltado para o empreendedorismo.

Para experimentar o fazer jornalístico, em veículo ou assessoria, o/a acadêmico/a pode participar dos projetos e parcerias com a sociedade, coordenados pelo LABCOM, Laboratório de Comunicação Integrada do Centro Universitário Metodista – IPA. Exemplo foi a cobertura multitarefa do Campeonato Mundial de Atletismo Master (WMA) que ocorreu em Porto Alegre em 2013, reputado como o maior evento esportivo já realizado no Rio Grande do Sul. A atuação dos alunos ocorreu desde a assessoria de comunicação do evento, passando pela alimentação de várias plataformas comunicativas, até a produção de um documentário, apresentado ao público no Theatro São Pedro em Porto Alegre.

O LABCOM é responsável pelo site do curso e pelas redes sociais, onde são publicadas as produções dos alunos, sob a supervisão dos professores.

Principais parcerias

dfi rbs expointer feiradolivro fronteiras pensamento pequencasa

Rádio IPA ao vivo

· · ·