·

·

· · ·

Jornalismo Comunitário

Insegurança assusta moradores de bairro da Zona Leste da Capital

insegurancaVista da vila São Carlos. Foto: Cláudia Moreira

A segurança pública tem sido motivo de preocupação no bairro Lomba do Pinheiro, localizado na zona Leste de Porto Alegre. Com mais de 43.882 moradores (ObservaPOA), o bairro que faz parte do programa território da paz, juntamente com os bairros Rubem Berta, Restinga e Vila Cruzeiro tem preocupado sua comunidade.

Comentário (0) Hits: 512

Jornalismo Ambiental

Precisa-se de consciência ambiental

ambiental 120814Estação de Tratamento de Esgoto da Serraria. Foto: Divulgação/PMPA

Foi inaugurada recentemente a primeira obra do Programa Integrado Socioambiental (PISA), a Estação de Tratamento de Esgoto Serraria (ETE). Nas proximidades fica a Vila dos Sargentos, no bairro que leva o mesmo nome da estação e onde os moradores dividem espaço com o lixo, seu próprio lixo.

Comentário (0) Hits: 396

Jornalismo Investigativo

Meninos condenados e o jornalismo investigativo

meninos 01

A reportagem 'Meninos Condenados' investiga o destino de 162 jovens que em primeiro de janeiro de 2002 estavam internados na ex-Febem (Fundação Estadual do Bem-estar do Menor), hoje FASE (Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo), em Porto Alegre. A reportagem foi apresentada no jornal gaúcho Zero Hora, entre os dias 21 a 24 de janeiro de 2012 e causou grande repercussão na época. Fruto da parceria dos repórteres Adriana Irion e José Luís Costa, o trabalho traz revelações surpreendentes sobre os efeitos da medida de internação na vida dos jovens infratores. Dos 162 internos naquele ano, 135 voltaram a ser presos sob suspeitas de terem cometido crimes. 114 deles foram condenados a penas que, no total, ultrapassam 1,5 mil anos de prisão. 55 estavam presos na data em que foi publicada a série. Não menos triste é a estatística de mortalidade: 48 foram mortos, sendo 36 assassinados. Outro dado aterrador revelado pela reportagem: apenas dois jovens não tiveram seu nome registrado novamente em ocorrências policiais ou processos criminais após serem libertados.

Comentário (0) Hits: 604

Rádio IPA ao vivo

· · ·