· · ·

Jornalismo Comunitário

Avenida abandonada pela Prefeitura

Moradores e comerciantes da Avenida Tronco reclamam das condições da Avenida, herdada pela Copa do Mundo.

Moradores e comerciantes da Avenida Tronco, zona sul da capital, reclamam dos transtornos causados pelas obras de duplicação da via que estão paradas há mais de dois anos no bairro. As obras que tiveram início um ano antes da Copa do Mundo realizada no Brasil, ainda estão longe de serem entregues.

obra 1Obras na Avenida Tronco. /Foto:Prefeitura municipal de Porto Alegre

Jornalismo Político

A eficácia da Patrulha Lei Maria da Penha no Rio Grande do Sul

Dados sobre os serviços prestados pela Patrulha estão desatualizados há quatro anos.

A história da Lei

A lei sobre violência doméstica ganhou o nome da biofarmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que ficou paraplégica após levar um tiro de espingarda do marido, enquanto dormia, em 29 de maio de 1983.

maria 1Foto:arquivo

Jornalismo Ambiental

Riscos, processos e alternativas para o lixo eletroeletrônico

Até 2021, 52,2 milhões de toneladas métricas (Mt) de lixo eletroeletrônico serão geradas no mundo. O dado faz parte do relatório, divulgado em 2017, pela União Internacional de Telecomunicações da Organização das Nações Unidas (ONU) e ISWA – InternationalSolidWasteAssociation (Associação Internacional de Resíduos Sólidos). Se de um lado a produção cresce ano a ano, de outro, alternativas são criadas para frear os riscos que os equipamentos eletroeletrônicos oferecerem à saúde humana e ao meio ambiente. Um dos exemplos é o projeto Sustentare, do poder executivo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

Vinicius 1Assim como o lixo doméstico, os resíduos eletroeletrônicos são descartados de forma equivocada. Foto: Vinícius Domingues / Multiverso IPA

· · ·