· · ·

Jornalismo Cultural

Um olhar para a arte

img 6924As Faces do Olhar: a comunicação narrada através dos símbolos. Foto: Rhavine FalcãoA evolução da comunicação humana através da história, da pintura rupestre à era digital, é o tema da exposição As Faces do Olhar, que inaugurou no último dia 02, às 19h, no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, em Porto Alegre.

A mostra é um presente para o público em comemoração aos 36 anos de atividades da instituição. A cerimônia de entrega da revitalização do museu, que é um dos pontos turísticos de Porto Alegre, marcou a inauguração da exposição com concepção e execução do StudioMDA e idealização da arquiteta e designer Luciana Matiello.

- O objetivo foi trazer a informação de forma dinâmica e interativa, a comunicação como responsável pela própria história, a comunicação cada vez mais acelerada, mais dinâmica e mais acessível, um retrato da nossa realidade, comenta a idealizadora.

O trabalho que está exposto em um museu que abriga a história da comunicação, faz um passeio dos primórdios até chegar aos emotions da internet. Composta por painéis adesivos e móbiles, a exposição contempla, os alfabetos, tipos, cores e pictogramas até chegar aos símbolos que abordam a comunicação da vida contemporânea, tudo através do meio gráfico.

- Desde o convite, do museu, para a criação da mostra até a concepção final,foi um mês e meio de trabalho. E o resultado atingiu o objetivo de impactar, de justamente comunicar de forma muito visual. Todos os visitantes que entrarem na sala compreenderão o objetivo, o percurso, os elementos de comunicação e o elo da história desde os primórdios até os dias atuais, afirma Matiello.

A exposição As Faces do Olhar é definidapela idealizadora como um espaço público repleto de informação, lúdico, interativo, pura comunicação. A mostra ficaaberta para visitas no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa até o finaldo ano, de terças a sábados, das 9h às 18h, com entrada franca.

Matéria produzida na disciplina de Jornalismo Cultural, professora responsável: Maria Melão

· · ·