· · ·

Jornalismo Comunitário

TV Caxias: 10 anos de interação com os caxienses

tv alFoto de Lucas Azevedo

Fundada por Daniel Jardim, a TV Caxias é uma emissora comunitária, com sede em Caxias do Sul, que completa no dia 13 de agosto, o seu 10º aniversário. Desde maio de 2005, a TV disponibiliza o seu sinal no canal 14 da NET e pode ser assistida via Internet, através de seu site: http://www.tvcaxias.com.br. Com isso, a TV Caxias derruba os muros da comunidade caxiense e globaliza suas produções. Com o slogan "aqui você vê o que você vive", a emissora ocupa uma posição de destaque na comunicação de Caxias do Sul.

Sob a presidência de Pedro Arlindo Pozenato, a TV Caxias dispõe hoje de uma equipe constituída de 15 profissionais responsáveis pela produção do conteúdo, que é assistido por mais de 180 mil caxienses, dos quais 60 mil assinantes da NET.

A grade de programação da TV Caxias é totalmente voltada à comunidade e destaca a gastronomia, o esporte, variedades e religião. Para interagir com os caxienses apresenta o canal 'Reporter Cidadão', cujo objetivo é contar com a participação dos internautas na produção e captação de notícias locais e regionais.

Uma equipe atenta da TV Caxias mantém os telespectadores atualizados com os fatos do dia, em especial da comunidade. Em 2014 a TV comemora o seu quarto ano de telejornalismo, como uma das prioridades da atual direção. De acordo com o seu presidente, a proposta do canal caxiense é "ter um telejornalismo democrático, que contemple a realidade e não faça nenhum tipo de juízo sobre a opinião das pessoas, sejam elas lideranças políticas, sociais, sindicais, lideranças femininas ou esportivas". E complementa: "Para nós é interessante que a TV seja um espaço democrático, que seja capaz de contemplar essa diversidade".

Dois apoiadores culturais são fundamentais para a TV Caxias: a Q3 Comunicação, uma agência caxiense voltada à comunicação, publicidade e propaganda, e a BF2 Tecnologia, que trabalha com desenvolvimento e soluções de softwares customizados.

Com relação ao apoio financeiro, Pozenatto enfatiza: "Buscamos nos fortalecer através das entidades sem fins lucrativos e não governamentais, que são sindicatos de trabalhadores, inclusive sindicatos patronais, que também não têm finalidade lucrativa, movimentos juvenis, de mulheres, de bairros e movimentos culturais". E complementa: "Nós procuramos estar enraizados na vida da cidade, expressando através da TV essa realidade, sem nos posicionar".

Quando o tema é a liberdade de expressão, o presidente da TV Caxias destaca: "Nós valorizamos muito a liberdade de expressão. A TV não tem editorial como televisão, porque o protagonista é a pessoa entrevistada, não é o veículo. O veículo é o espaço pelo qual é emitida a tua opinião, para que a opinião pública julgue o teu pensamento".

TV Caxias e TV AL

Em 2011, quando a Assembleia Legislativa foi presidida pelo deputado Adão Villaverde, do PT, ocorreu a primeira parceira da TV Caxias com a TV da Assembleia Legislativa, também de caráter comunitário. Em abril deste ano, o presidente da TV Comunitária de Caxias, Pedro Arlindo Pozenato, juntamente com o diretor financeiro do canal, Paulo Sausen, e o diretor de programação e eventos, Antonio Carlos Alves, reuniram-se em uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Gilmar Sossella, do PDT, para debater a possibilidade de uma nova parceria com a TV Assembleia Legislativa.

Matéria produzida para a disciplina de Comunicação Comunitária  -  Profª Lisete Ghiggi

· · ·