Jornalismo Comunitário

Praça Arlindo Pasqualini foi contemplada com iluminação e limpeza

luzFoto de Lucas Azevedo

A Praça Arlindo Pasqualini, localizada entre as ruas Casemiro de Abreu e Coronel Bordini, finalmente está de cara nova. A Secretaria de Obras e Viação (SMOV), juntamente com a Divisão de Iluminação Pública (DIP) realizaram reparos nas luminárias da Praça, e coube ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) executar a limpeza.

Isso aconteceu devido a reclamações dos moradores e frequentadores do local, entre eles, Mauricio Vargas da Silva, que ligou para o número 156 da Prefeitura Municipal para pedir manutenção ao local. Segundo ele, a praça ficava atirada às traças e era perigoso frequentar o local no entardecer. E justificou a sua preocupação com a falta de luz : "Eu gosto de vir pra cá com o meu cachorro e tomar chimarrão".

A nova iluminação mudou o visual e trouxe mais segurança à Praça Arlindo Pasqualini, que, além de ficar em um ponto nobre da cidade, está localizada em frente ao Centro Universitário Metodista do Sul/IPA, uma das principais universidades da capital. A escuridão atrapalhava e também desestimulava a comunidade, que não tinha a oportunidade de chegar do trabalho e desfrutar do ambiente de lazer, já que ao anoitecer o local não oferecia segurança para os frequentadores.

O fato da praça estar mais limpa, com a grama cortada também chama a atenção. Os usuários e moradores do local comemoram o fato. "Tenho o hábito de me reunir com os colegas nos horários antes da aula, pois a praça é um local privilegiado e tem uma orientação solar ótima; fica no alto do morro e proporciona uma vista inspiradora, relata o estudante do IPA, Frederico Tarasuk, que, juntamente com os colegas, curte tomar chimarrão antes das aulas: "é um bom lugar pra desopilar".

De acordo com o diretor Geral do DMLU, André Carús, os brinquedos da pracinha foram recuperados e pintados, e a área toda limpa. Quanto ao futuro da Praça, Carús destaca: "o DMLU se compromete a fazer a limpeza mais pesada, pelo menos um vez por mês, e a varrição uma vez por semana".

Matéria produzida na disciplina de Jornalismo Comunitário. Professora responsável: Lisete Ghiggi