Jornalismo Investigativo

Repórter da RBS e Procurador do Ministério Público participaram de debate no IPA

imagem 101Daniel Scola e Geraldo Da Camino conversam com estudantes do IPA sobre os processos de uma matéria investigativa. Foto de Alexandre Paz

por Andressa Estauber, Bruna Geremias, Michelle Rossatto e Taffarel Marinho

O repórter da RBS, Daniel Scola, e o Procurador do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino, compareceram na noite de Quarta-feira dia (22/09), para participar de uma palestra com os alunos de jornalismo do Centro universitário Metodista IPA. Eles falaram sobre os caminhos da investigação jornalística na área pública.

Da Camino comentou algumas entrevistas que deu em sua carreira, e ressaltou sua boa relação com a imprensa. Segundo ele, o Ministério Público de Contas é uma importante fonte para os meios de comunicação, e o contrário também é verdadeiro. Ele contou, por exemplo, que a investigação envolvendo a contratação de empresas para recolhimento de lixo pela prefeitura de Porto Alegre, em 2006, se iniciou a partir da denúncia que recebeu de um jornalista. Com a confirmação das irregularidades, a prefeitura fez uma nova licitação, com custos mais baixos e economizando o dinheiro público.

Da Camino comentou que o Tribunal de Contas do Estado vai ter um portal das contas públicas, e a previsão é de que em janeiro já estará a disposição da sociedade.

O jornalista Daniel Scola falou sobre outro problema enfrentado pelos jornalistas que cobrem a administração pública é a existência de blogs patrocinados pelos governos para difamar e prejudicar a imprensa. Segundo ele, estes jornalistas que recebem verba pública acabam difundindo informações erradas com o intuito de mudar o foco das investigações.

Scola comenta que pelo fato de estarmos no período eleitoral, parece que os jornalistas têm seu trabalho investigativo desqualificado em função do pleito, e brinca mais uma vez dizendo "é período eleitoral, não pode fazer investigação agora".

Scola ressalta que alguns editores desestimulam a investigação em órgãos públicos: "Aquele órgão é uma caixa preta". Mas Scola enfatiza que aí é que a investigação é ainda mais justificada: "A imprensa deve se aparelhar melhor para fazer essas investigações"

Scola declara que não trabalharia com câmera escondida, mas diz ser fã do repórter Giovani Grizotti, que usa o equipamento. Scola declara que a população tem uma "curta memória" sobre os escândalos denunciados pela imprensa. "A gente sofre de memória institucional", diz Scola. "Se o editor não lembra mais sobre os casos, imagina o 'Joãozinho'?". A gente não tem o hábito de levar as denúncias adiante".

por Thays Leães, Paloma Rodrigues, Marília Minos e Xaene Pereira

{audio}especializado/scola-camino/scola-dacamino.mp3{/audio}

Rapidinha

por Letícia Kiraly

DaCamino

Geraldo da Camino, 47 anos, há dez atua como procurador do Ministério Público de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.

Universo IPA - Um livro?
Camino - A Divina Comédia.

Universo IPA - Um filme?
Camino - Sociedade dos poetas mortos.

Universo IPA - Um arrependimento?
Camino - Nenhum.

Universo IPA - Qual tem tido maior atenção, vida pessoal ou profissional?
Camino - Atualmente, profissional.

Universo IPA - Uma meta?
Camino - Criar meu filho que nasce em dezembro.

Universo IPA - Um conselho?
Camino - Pense.

danielscola2

Daniel Scola, 34 anos, repórter investigativo da RBS. Formado jornalista pela UCS (Universidade de Caxias do Sul) há 11 anos.

Universo IPA - Um livro?
Scola - O que estou lendo no momento, Correr, um excelente livro-reportagem.

Universo IPA - Um filme?
Scola - O informante

Universo IPA - Um arrependimento?
Scola - Não considero um arrependimento, mas gostaria de ter começado a viajar mais cedo. Comecei apenas aos 23 anos.

Universo IPA - Qual tem tido maior atenção, vida pessoal ou profissional?
Scola - Trabalho de 16 a 18 horas por dia. Com certeza é a profissional, mas tenho espaço para vida pessoal normalmente.

Universo IPA - Uma meta?
Scola - Reduzir o ritmo de trabalho (risos).

Universo IPA - Um medo?
Scola - Não tenho.

Universo IPA - Um conselho?
Scola - Persistência e muita dedicação. Um bom profissional deve ter boas fontes, deve se diferenciar da maioria, sempre buscando surpreender seu público.

Minuto a minuto