Jornalismo Investigativo

A investigação na administração pública em debate

scola caminoO Procurador do Ministério Público, Geraldo Da Camino, e o repórter da RBS Daniel Scola (no detalhe). Foto: Genaro Joner

A partir das 19h30 de hoje (22/09), o Procurador do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino, e o repórter da RBS, Daniel Scola, estarão debatendo com os alunos do Centro Universitário Metodista do IPA os caminhos da investigação jornalística na área pública.

A palestra integra o conteúdo da disciplina de Jornalismo Investigativo, e tem como objetivo estimular e capacitar os alunos para esta área de investigação. A ideia é que tanto o procurador, como o jornalista Daniel Scola, que tem se debruçado sobre fatos relacionados à gestão pública, possam dar dicas sobre como acessar relatórios públicos, sites, ferramentas de análise.

Assim como aconteceu na palestra com o repórter Giovani Grizotti, o debate, aberto a outras turmas, será transmitido pelo Universo IPA. O encontro será no Auditório da Biblioteca, no Prédio B do Campus Central, com entrada aberta ao público em geral.

Cobertura online

Geraldo Da Camino

DaCaminoProcurador-Geral do Ministério Público de Contas desde abril de 2008, Geraldo Costa da Camino ficou conhecido no Estado do Rio Grande do Sul pelo envolvimento em casos de grande repercussão. Natural de Porto Alegre, o advogado de 47 anos, que também foi adjunto de procurador do órgão entre 2000 e 2008, assumiu o cargo com a meta de "intensificar o caráter investigativo do órgão". Até o momento, conseguiu. Esteve à frente de casos polêmicos, como o da compra da casa da governadora Yeda Crusius e da investigação sobre o Detran, posteriormente alvo da Operação Rodin, da Polícia Federal. Este último, aliás, levou Da Camino a pedir o afastamento do presidente do tribunal de Contas, João Luiz Vargas, por suposto envolvimento com a fraude que desviou cerca de R$ 44 milhões do departamento. Apesar de o pedido ter sido negado, o próprio Vargas optou pelo afastamento menos de duas semanas depois.

Daniel Scola

danielscola2Daniel Scola é multimídia por vocação. Ao lado de Antônio Carlos Macedo apresenta o Gaúcha Hoje, o programa de maior audiência na Rádio Gaúcha, às seis da manhã. Mas quando os colegas Lazier Martins e André Machado se ausentam dos seus programas também na Rádio, é Scola quem normalmente os substitui.

Por causa dos seus "furos" Scola também acaba escrevendo para Zero Hora, e sendo escalado para cobrir eventos internacionais. Um dos últimos foi o terremoto que devastou o Chile, no início deste ano. O cuidado no trato com as fontes, rendeu reportagens de grande repercussão como às relacionadas à fraude dos selos na Assembleia Legislativa do Estado em 2007.

Desde que passou a integrar a equipe de repórteres da RBS TV, o jornalista tem se destacado na cobertura de temas ligados à gestão pública, como a administração do Presídio Central. A série de reportagens "Caos nos Presídios", produzida por ele em março de 2009, provocou uma grande discussão sobre as condições de vida no cárcere. A série também rendeu prêmios da Associação dos Magistrados do Brasil, do Movimento de Justiça e Direitos Humanos e da Associação do Ministério Público do Estado.