· · ·

Jornalismo Comunitário

TV Restinga: um exemplo de integração

tv restinga 01Equipe da TV Restinga visita o IPA. Foto: Arquivo pessoal

No dia 20 de outubro os acadêmicos da disciplina de Comunicação Comunitária receberam a equipe da TV Restinga, para um bate papo sobre a importância do jornalismo comunitário. O diretor executivo do canal, Márcio Figueira, com 37 anos de idade, dos quais 33 vividos na Restinga, explicou como iniciou o projeto na comunidade e também apresentou alguns trabalhos que foram desenvolvidos ao longo desses quatro anos dedicados ao projeto.

O jornalismo comunitário é feito para a comunidade e pela comunidade. Tem como função veicular denúncias dos moradores e cobrar providências de órgãos responsáveis. E foi com essa intenção que em 2011 entrou no ar a TV Restinga na Web (www.tvrestinganaweb.com.br). Um canal criado para interagir com os moradores do bairro Restinga, levando informação, do que acontece na comunidade, aos moradores.

Marcio Figueira enfatizou que o projeto busca enxergar os problemas da população com um olhar de quem vive a realidade e mora na comunidade. Marcio cresceu ouvindo notícias ruins cobre a sua comunidade, enquanto os acontecimentos positivos e as conquistas não eram divulgados ou não tinham o destaque merecido. Foi querendo mostrar o que acontece de construtivo no bairro Restinga, que surgiu a idéia de criar uma TV. “Sem muita pretensão, criamos o canal e começamos a divulgar os trabalhos. Aí foram surgindo as parcerias e o nosso projeto ganhou visibilidade”, relata o fundador do canal.

O diretor da TV Restinga ressaltou que o vínculo com a comunidade é muito grande, pois os fundadores e colaboradores do projeto são todos da região e se identificam com o que falam e mostram. E com isso, o retorno é positivo. Apesar de pouco tempo, a TV Restinga ganhou espaço e prestígio, não só dentro da comunidade, mas também fora.

Entre as boas notícias que Márcio relatou está a parceria com a TVE, ocorrida em abril deste ano. Desde lá a estatal reproduz matérias da TV Restinga, o que permite ao telespectador conhecer melhor a realidade do bairro, um dos maiores da Capital, com mais de 150 mil habitantes.
Para saber mais sobre a TV Restinga, basta acessar o site http://www.tvrestinganaweb.com.br/ ou procurar pelas redes sociais do veículo na internet.

tv restinga 02Foto: TV Restinga

· · ·