· · ·

Jornalismo Comunitário

Avenida abandonada pela Prefeitura

Moradores e comerciantes da Avenida Tronco reclamam das condições da Avenida, herdada pela Copa do Mundo.

Moradores e comerciantes da Avenida Tronco, zona sul da capital, reclamam dos transtornos causados pelas obras de duplicação da via que estão paradas há mais de dois anos no bairro. As obras que tiveram início um ano antes da Copa do Mundo realizada no Brasil, ainda estão longe de serem entregues.

obra 1Obras na Avenida Tronco. /Foto:Prefeitura municipal de Porto Alegre

O morador Gilberto Fernandes da Silva de 55 anos, não se orgulha ao falar sobre o bairro nas condições atuais. Ele conta que a rua era bem movimentada, iluminada e uma referência para quem acessava o local. Mas agora parece um lugar abandonado e sem perspectivas de melhoras. “Eu moro aqui há 55 anos e estou ansioso para ver a obra pronta, mas só iniciaram e parou nisso mesmo”, conta o morador.

Hoje, quem passa no local enxerga pontos de obras finalizadas, mas que ainda não tem serventia alguma. Como é o caso dos corredores de ônibus que viraram estacionamento de veículos dos clientes que compram nos pontos de comercio da Avenida.

As linhas dos ônibus, T3, Circular Zona Sul, Pereira Passos e Cruzeiro do Sul, foram desviadas para o termino dos corredores. Por conta disso, os comerciantes do local foram prejudicados pela falta de movimentação na Avenida. É uma das reclamações que a comerciante Claudia Fritz, dona do ponto de gás João Fritz, observa. Claudia relata que os negócios estão prejudicados, pois a Prefeitura deu início nas obras e não finalizou. “O número de pedestres diminuiu, as linhas de ônibus foram desviadas por conta das obras e os clientes que tínhamos aqui, nunca mais vieram”. 

Luciane Bertoldo, dona do Minimercado Bertoldo que fica bem no centro da Avenida, também não está satisfeita com os negócios afetados. Luciane conta que a calçada do Mercado ficou esburacada por sete meses. “Eles simplesmente chegaram aqui, não comunicaram ninguém, fecharam a rua e ficamos sem asfalto”! A comerciante fez um apelo a Prefeitura: “A gente precisa que as pessoas passem por aqui para verem que ainda existem mercados, farmácia e restaurante, quem não é visto não é lembrado”, desabafa a dona do mercado.

Não obtivemos êxito na pesquisa feita no serviço de acesso a informação. Não está disponível no site da Prefeitura de Porto Alegre, informações sobre as obras da Copa do Mundo de 2014. As informações que ali tem, são desatualizadas. Os links levam para outras pautas.

obra 2Site de Porto Alegre desatualizado./ Foto:Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Também tentei um contato por telefone com a Prefeitura e a SMOV, para saber se alguém que poderia me direcionar para uma resposta, mas todas as vezes a ligação caiu.

obra 3Site fora do ar./ Foto:Prefeitura Municipal de Porto Alegre

 

· · ·