IPA conquista dois Galgos de Ouro no 17º Gramado Cine Vídeo

17ndgcv 20090814 Mais de 1100 trabalhos foram inscritos no 17º Gramado Cine Vídeo Foto: DivulgaçãoOcorrido em paralelo com o 37º Festival de Gramado, o 17° Gramado Cine Vídeo premiou nesta sexta-feira (14), os grandes vencedores do Festival do Vídeo Brasileiro. O Galgo de Ouro foi entregue para as categorias Vídeo Universitário Brasileiro, TV’s Universitárias Brasileiras, Vídeo Independente Brasileiro e Vídeo Universitário Gaúcho.

Ao todo, foram mais de 1100 trabalhos inscritos de todo o país. Destes, 130 estavam em mostra competitiva, o que confirma o 17ºGCV como sendo o maior e o mais democrático evento audiovisual do Brasil. Os vencedores foram escolhidos por um júri coordenado por Regina Martins e integrado por Alice Urbim, Letícia de Cássia, Ricardo Cardoso, Sílvia Rabello, Joelzito Araújo, Francisco Diniz, Roberto Santucci, Pedro Zimerman e os atores Oscar Magrini e Daniela Escobar.

No comando da apresentação estava a dupla constituída por Ico Thomaz, integrante do programa da TV COM, Patrola  e o rapper Nitro Di, que teve de driblar alguns imprevistos como a ausência da projeção das principais cenas dos vídeos, desconfigurada em função de uma queda de luz que antecedeu o evento.

Prêmios para o IPA

O curso de Jornalismo do Centro Universitário Metodista IPA conquistou dois Galgos de Ouro. Um deles, o de melhor vídeo Universitário Brasileiro, com o documentário ‘Base’, sob a direção de Luiz Alberto Rodrigues (Beto), escolhido pelo voto popular. “A partir do momento em que nós finalizamos o trabalho e que começamos a sentir a energia do que significou fazer esse trabalho, a gente passou a esperar algo desse festival”. Declarou Beto que emocionado complementou: “A voz do povo é a voz de Deus”.

O outro Galgo de Ouro foi para o documentário ‘Marta e Maria’, escolhido como o melhor vídeo Universitário Gaúcho, no gênero Vídeo Social. De acordo com a diretora Tatiana Nassr havia uma grande expectativa para conquistar a premiação. Ela relatou que foram longos meses de muito trabalho, onde todo o grupo se envolveu. “Esperamos muito por esse dia. Cada um fez a sua parte e a gente está muito feliz”, declarou.  As produções integram a disciplina de “Documentário” e foram coordenadas pelos  professores Paulo Finger e Léo Nuñez. Para o professor Léo Nunez, houve duas surpresas: a não premiação do documentário Asilo, dirigido pelo aluno Carlos Macedo e  produzido no 2º semestre de 2008, sob a coordenação das professoras Valéria Deluca e Maria Lúcia Pata Melão,  e a não classificação para mostra competitiva do documentário ‘Lupicínio, Boemia, Paixão e Poesia’. “Busquei uma explicação técnica, mas talvez tenha sido porque eles são muito rigorosos com o tempo, pois o tempo máximo era de 20 minutos e quando fechou o tempo do Lupicínio, ficou em aproximadamente 21 minutos e aí pode ter descaracterizado o que, na minha opinião, ele não poderia ter ficado na mostra paralela, mas sim, ter entrado pra concorrer”, ressalta Nunez.

Outros destaques

Na categoria de Melhor Vídeo das TV’s Universitárias, o escolhido pelo júri oficial foi ‘MMTV’ , da TV Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O melhor Vídeo Independente Brasileiro foi 'Sunday',  dirigido por  Fábio Delai e Renne Castucci. Na categoria Vídeo Universitário Brasileiro, venceu ‘Sufoco da Vida’, da Universidade Estácio de Sá, do Rio De Janeiro. O melhor vídeo publicitário foi ’Criança’, da ESPM do Sul, também classificado como o melhor na categoria Universitário Gaúcho.

Ao final, os dois diretores responsáveis pelas produções premiadas do curso de Jornalismo do IPA deixam dicas para os futuros estudantes da cadeira de documentário. “Tem que aproveitar muito esse momento, essa oportunidade, porque é única dentro da faculdade e pode dar nisso que deu hoje. Ganhar um prêmio e é um momento muito especial mesmo”, destaca Tatiana. Já para Beto, a dedicação e o pensamento positivo é fundamental e concluí, com tom irreverente, ao dizer “aproveitem os técnicos”.

• gcv