A Borboleta Azul pousou na EcoDigital

ecodigitalReitor Norberto da Cunha Garin, professoras Lisete Ghiggi e Mariceia Benetti, mais os alunos do IPA recebem o prêmio ambiental Borboleta Azul. Foto: Cauã/QuebNa noite de quarta-feira, dia 17 de dezembro, no Theatro São Pedro, a revista online EcoDigital recebeu o IV Prêmio de Responsabilidade Ambiental, na categoria Educação Ambiental. A promoção conjunta do Instituto Latino-Americano Borboleta Azul com a Assembléia Legislativa e Governo Estado destaca os melhores cases empresariais, bem como as figuras que batalham em favor da proteção ambiental no Rio Grande do Sul.

A EcoDigital, que integra as produções do Universo IPA, portal da Agência de Experimental de Jornalismo IPA (AJor), é uma publicação virtual produzida pela turma pioneira do curso de Jornalismo do Centro Universitário Metodista IPA, editada pela professora Lisete Ghiggi, com o design gráfico de Carlos Tiburski.

A EcoDigital recebeu distinção por descartar o papel em todos os processos, desde a elaboração das pautas até a produção, correção e edição das matérias. A EcoDigital poupou o corte de quatro árvores de médio porte, para uma tiragem de mil exemplares. Trata de temas ligados ao Meio Ambiente e inclui quatro gêneros jornalísticos: entrevista, reportagem, opinião e resenha.

Na noite festiva, o reitor Norberto Garin, a coordenadora do curso, professora Mariceia Benetti e a professora Lisete Ghiggi receberam a distinção que incluiu um troféu e um certificado. A entrega da premiação à EcoDigital, reuniu no palco os alunos que produziram os textos da publicação. E lá estavam: Alexandre Paz, Fernando Cunha, Larisa Viana, Manoel Canepa, Paula de Mattos e Valkíria Schotski, juntamente com o designer gráfico da EcoDigital, Carlos Tiburski.

Ecodigital

Nas suas páginas desfilam ambientalistas da primeira geração como Augusto Carneiro, e também a nova geração, que inclui o eco-jornalistas Reges Schwaab, o jornalista e professor de Jornalismo Ambiental, André Trigueiro, autor do livro "Mundo Sustentável, adotado na disciplina de Jornalismo Ambiental do IPA. Também concedem informações à EcoDigital os engenheiros Cseslaw Siwik, da GM, que aborda como a multinacional trata das questões ambientais na unidade de Gravataí e Sérgio Wolff, pós-graduado em gestão ambiental, que expõe suas experiências na Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), com o tratamento da água. O cineasta americano Adrian Cowell, que levou ao cinema a vida do seringueiro Chico Mendes, o doutor em Ecologia pela University of Geórgia, oceanógrafo Antônio Libório Philomena, que aborda sugestões e soluções para o meio ambiente e o doutor em fisiologia e professor do IPA, Jerri Ribeiro descrevendo as conseqüências da poluição em Pequim, durante os Jogos Olímpicos, também se destacam na publicação online. Projetos na área da educação ambiental, incluindo a reciclagem do óleo de cozinha com entrevistas a donas de casa, bem como a situação das praças e parques de Porto Alegre, são temas que integram a pauta da EcoDigital, uma referência nas questões ambientais em nosso Estado.

Os outros premiados

- Alexandre Sikinowski Saltz (Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público)
- Antônio Carlos Bueno e Souza (engenheiro florestal)
- Associação Brasileira dos Pequenos e Médios Produtores de Energia Elétrica (APMPE)