Alunos do IPA recebem premiação na área de Jornalismo Ambiental

vinicius e thiago premioFoto: Márcio Nunes

Os alunos do curso de Jornalismo, Thiago Freitas e Vinicius Domingues foram vencedores no 4º Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental. Inscritos na categoria Jornalismo Universitário, os estudantes conquistaram o quarto lugar com a matéria Um novo olhar sobre o lixo. A reportagem conta o caminho que o lixo faz, saindo de Porto Alegre até o destino final, na cidade de Minas do Leão, na Região Metropolitana.

Thiago Freitas, estudante do 6º semestre, explica que a experiência de ter participado e estar entre os cinco melhores é muito gratificante e estimulante. “Nós estudantes, muitas vezes nos sentimos perdidos e não temos ainda certeza se esse é o caminho certo. Ganhar um reconhecimento deste, ajuda muito na autoestima profissional. Ninguém faz matéria para ganhar prêmio, mas ser reconhecido é muito bom”. Ele ainda recomenda a participação dos estudantes em outras premiações e competições. Propõe, ainda, um engajamento no tema ambiental que, para ele, é de extrema importância para a sociedade.

Para o aluno do 5º semestre, Vinicius Domingues, a participação no Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental junto com o colega Thiago foi muito gratificante. “Estávamos representando o IPA em um prêmio que está consolidado no Estado. Estar entre os cinco vencedores, mostra que estamos no caminho certo e que tudo que é ensinado em sala de aula está sendo colocado em prática”, concluiu o estudante.

A reportagem premiada foi produzida na disciplina Jornalismo Especializado I, em parceria com o curso de Ciências Biológicas do IPA. A dinâmica envolveu a disciplina de Imunologia, ministrada pela profª Dra. Alessandra Peres. O Prof. Dr. Fabio Berti, coordenador do curso e orientador dos alunos na atividade, comemorou a conquista. “O Jornalismo existe para esclarecer a sociedade e fortalecer a democracia. Esse reconhecimento valoriza a dedicação e a competência dos nossos alunos e professores, especialmente compreendendo a relevância da interdisciplinaridade no ambiente acadêmico”.

Leia a matéria na íntegra aqui e saiba mais sobre as matérias que abordam a temática em torno do Jornalismo Ambiental, elaboradas pelos alunos do curso de Jornalismo do IPA.