· · ·

Documentário 'Mestres', do Jornalismo IPA, recebe Menção Honrosa no Festival Internacional de Cinema

PremiacaoMestres

O documentário 'Mestres', produzido pelos alunos de Jornalismo do IPA, foi agraciado com Menção Honrosa no Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba (FICBIC) 2014. O curta-metragem  mostra o desafio dos participantes do XX World Master Atletics, o maior evento de atletismo master do mundo, com quatro mil atletas de 82 países, realizado pela primeira vez na América do Sul, em Porto Alegre, em novembro de 2013.

A edição de 2014 da Mostra Universitária da Bienal de Curitiba contou com inscrições de diversas universidades, de todos os estados brasileiros, nas categorias Ficção, Documentário e Vídeo Experimental. Na fase final 16 filmes disputaram o prêmio da New York Film Academy.

O projeto foi produzido por um grupos de alunos, sob a direção de Marcelo Miranda Noms e Tiago Fernandes, e resulta de um desafio lançado pelo coordenador do curso de Jornalismo, Fábio Ramos Berti, ao aceitar o convite para a cobertura jornalística do maior evento esportivo sediado pela Capital. Na oportunidade além do documentário, os alunos efetuaram a cobertura jornalística para o blog do evento, incluindo textos, fotos, vídeos, highlights e áudios. Berti, destaca as oportunidades oferecidas aos alunos do curso de vivenciarem a cobertura de um megaevento como o WMA. "O Mestres é simbólico para o Jornalismo do IPA, pois foi o produto final de uma grande cobertura. Despertamos para a vocação de participar e fazer a diferença nos momentos marcantes do cotidiano dos gaúchos, proporcionando experiências ímpares aos nossos futuros jornalistas. Esse é o cartão de visitas do curso".

Os diretores Tiago Fernandes e Marcelo Noms estiveram presentes na premiação, em Curitiba, no último dia 31/10. Em seu perfil no Facebook, Tiago, dedicou o prêmio a todos os envolvidos no documentário. "Gostaria de dedicar este prêmio inicialmente a todos que trabalharam no Mestres. Este filme foi único na sua realização, principalmente pelo envolvimento dos alunos do IPA, especialmente dos colegas da Comunicação Social, Jornalismo e Publicidade. ‪#‎SOMOSTODOSJUNTOS‬. Na homenagem Tiago ressaltou a participação da professora Luciana Kraemer: "Pelo esforço, seriedade e conhecimento compartilhado, sem frescura e sem traumas; fundamental em todo o processo deste filme. .‬‬‬

Para a Redação da Agência experimental de Jornalismo (Ajor), Tiago ainda destacou a tradição do IPA em festivais de cinema, a atenção dada ao Núcleo de AudioVisual (Navi) e os elogios do júri da mostra. "Após a premiação, integrantes do júri vieram elogiar o trabalho, uma integrante pediu inclusive que enviássemos uma cópia a ela. Esse prêmio só comprova atenção do IPA, em especial por documentário" E conclui: "Foi a primeira participação nesta mostra e recebermos essa menção honrosa. Que sirva de incentivo para os demais alunos saberem que aqui há um espaço que pode ser aproveitado para realizar um trabalho de qualidade e inscreverem seus trabalhos nos festivais", frisa.

Marcelo Noms mostrou-se entusiasta com a premiação e a oportunidade de se fazer presente no evento. "A sensação de concorrer em nível nacional com grandes trabalhos, ficar entre os seis destaques e ser agraciado com o prêmio, é única. E tudo isso devemos a todos que trabalharam juntos e ao incentivo do Centro Universitário de nos proporcionar a oportunidade de estarmos presentes na premiação."

O trabalho contou com a supervisão da professora Luciana Kraemer que citou a importância da menção para o currículo dos alunos e ter o trabalho reconhecido por outro público. "No fim das contas ver que o trabalho feito aqui, como os recursos que tínhamos, e ter esse destaque é uma grande alegria". E complementa:. "Como professora vejo que isso reforça o DNA do IPA nessas mostras, mesmo que sejamos uma faculdade de jornalismo e não cinema".

A exibição do filme ocorreu na quarta-feira ,29/10, e a cerimônia foi realizada na sexta-feira, 31/10, no Cine Guarani em Curitiba (PR).

 

Os premiados na Mostra Universitária foram

Ficção
1º Kyoto
2º Mahjong
3º Na Medida do Possível

Documentário
1º Retrato de Dora
2º IBURI - Trompete dos Ticunas
3º Mamulengo - nas linhas da mão

Experimental
1º Action Painting nº 1/ nº 2
2º Visiônica
3º Urano

 

Assista ao documentário 'Mestres'

{youtube}

{/youtube}

Direção: Tiago Fernandes e Marcelo Noms.
Produção: Tiago Fernandes, Mariane Freitas e Tatiana Moura.
Orientação: Luciana Kraemer.
Coordenação: Fábio Berti.
Pré-Roteiro: Luciana Kraemer, Tiago Fernandes e Marcelo Noms.
Captação Vídeo: Tiago Fernandes, Marcelo Noms, Alex Ramirez, Bruno Dietrich e Felipe Valli.
Decupagem: Tiago Fernandes, Mariane Freitas e Camila Costa. Som Direto: Bruno Moura, Roberto Salatino, Felipe Valli e Tiago Fernandes.
Arte Lettering: Conrado Langue
Mixagem e Masterização: Leandro Nunes e Flávio Valiatti
Pós-Produção / Finalização: Athílio Zanon
Fotografia: Tiago Garcia, Alex Ramirez e Bruno Dietich
Suporte Técnico: Tiago Garcia
Tradução (inglês): Johnathan Reinbrecht
Tradução (espanhol): Susana Mendoza
G.C.: Athilio Zanon
Legendas: Tiago Fernandes
Música: Bebeto Alves - AEIOU - Gravado ao vivo no Teatro de Arena

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

· · ·