Na trave! Jornalismo IPA, fica em segundo lugar em Prêmio Unirádio

UniradioAluno Gabriel Guidotti e Professora Valéria Deluca recebem premiação. Foto de Bruno Biguá

'A nova lei seca', trabalho produzido pelos alunos Emili Nitske Pereira, Leonardo Alves de Souza, Luiz Otávio Antunes Menezes, Giovani da Cruz Gafforelli e Gabriel Bocorny Guidotti, com a orientação da professora Valéria Deluca Soares de Carvalho, ficou em segundo lugar na categoria Rádio Reportagem e recebeu o certificado de "Destaque Especial", na premiação que ocorreu, na quinta-feira (28/08), nos estúdios da TVE/RS.

Mesmo batendo na trave, o clima era de euforia e satisfação. Gabriel Guidotti, representante do seu grupo na premiação, ressaltou o engajamento e o companheirismo diário dos alunos envolvidos. "No IPA, a maioria dos alunos trabalha, estagia e acaba se superando para realizar trabalhos que ganham prêmios. Esse prêmio é de todos os alunos do IPA", destacou.

O prêmio Unirádio é uma ação da rádio FM Cultura, que em sua 22ª edição, recebeu a inscrição de 104 trabalhos, dos quais 22 finalistas, classificados em quatro categorias. E sobre a premiação recebida pelo IPA, a professora Valéria Deluca destacou: "Termos sido indicados já foi uma grande alegria. E recebermos essa menção, valoriza o nosso trabalho, o aluno e o profissional que estamos colocando no mercado".

Na abertura do evento, o presidente da Fundação Cultural Piratini, Pedro Luiz da Silva Osório e a diretora da Rádio Cultura FM, Patrícia Duarte, deram boas vindas aos presentes e ressaltaram a importância do Prêmio Unirádio, em especial, aos acadêmicos e professores.

Entre os convidados presentes, a representante da Secretaria de Comunicação do Estado, Marta Dueñas, destacou a importância do rádio e a sua presença no cenário gaúcho. "O rádio no Rio Grande do Sul é o segundo veículo em preferência. No interior, onde o não chega o jornal e, muitas vezes, nem a televisão, o rádio é quem faz o jornalismo".

O vencedor da categoria Rádio Reportagem, foi o trabalho "Madre Pelletier: mulheres no cárcere", da URFGS.

Os demais premiados foram:

Categoria Radio Documentário
1º Lugar - O Rádio Nos Anos 20 E 30 – PUCRS