O Jornalismo IPA arrebata Prêmio Uniradio

uniradio liseteOs alunos do curso de Jornalismo do IPA, Rodrigo Gil e Gabriela Fofonka, conquistaram o 20º Prêmio Unirádio, da Rádio FM Cultura 107,7, com o trabalho "Nunca é tarde", produzido na disciplina de Projeto Experimental de Rádio, sob a orientação do professor Militão Ricardo.

A dupla venceu na categoria Radioreportagem com uma produção que mostra a vida de adultos acima dos 50 anos que vão em busca de conhecimento e até de uma graduação. A reportagem ainda destaca o projeto  da Universidade do Adulto Maior (UAM) do IPA, que tem por objetivo oferecer cursos especiais para estes alunos.

Para Rodrigo Gil, que produziu o trabalho em conjunto com a colega Gabriela Fofonka, no último semestre do curso, "o prêmio teve um sabor especial, porque significa que encerramos o curso com chave de ouro. É um reconhecimento duplo, como aluno e profissional. Representa a qualidade do curso de jornalismo do IPA, que, mesmo sendo um curso novo, já apresenta um belo histórico de premiações. E é emocionante fazer parte dessa história".

A premiação também foi importante para o professor Militão, que revela": o troféu me dará mais garra e incentivo para prosseguir na formação dos futuros comunicadores do IPA".

Após a cerimônia, Rodrigo Gil e Gabriela Fofonka participaram ao vivo da programação da Rádio Cultura e da TVE, onde falaram sobre o trabalho vencedor.

A cerimônia de entrega do 20º Prêmio Unirádio ocorreu na terça-feira (22/05), na Fundação Cultural Piratini, com a presença de alunos, professores do segmento Rádio e coordenadores dos cursos de Jornalismo envolvidos no projeto da Rádio FM Cultura. Também lá estiveram para homenagear os vencedores e prestigiar a premiação, além dos representantes da Fundação Cultural Piratini, o irmão do escritor Moacyr Scliar, Wrenyr Scliar, e a escritora Cláudia Tajes, juntamente com a secretária de Comunicação e Inclusão Digital do Estado, Vera Spolidoro e o secretário substituto da Cultura do Estado, Jeferson Assumção.

O concurso visa destacar a produção radiofônica de estudantes de Jornalismo do Estado e ampliar ar os vínculos com as instituições de ensino superior.

Além da categoria Radioreportagem, na qual o IPA foi o vencedor, o concurso contempla os gêneros Radiorevista, Radiodocumentário. E nesta edição mais uma categoria foi incluída: a Unirádio Detran, que destaca peças com a temática direcionada ao trânsito seguro.

Prêmio Especial Detran

Destaque especial: "Consciência no Trânsito", da Feevale, produzido pelos alunos Jéssica Antero e João Paulo Gusmão, sob orientação do professor Marcos Santuário.

Primeiro lugar do Prêmio Especial Detran: "Transporte de Carga Perigosa" da Unisinos, produzido pelos alunos Pablo Furlanetto, Giorgia Claudino, Eduardo Pedroso, Juliana de Freitas, Marília Bissigo e Fabrício Teixeira, sob orientação do professor Sergio Endler.

Radiorevista

Destaque especial: "O Samba é Nosso", da Feevale, produzido pelas alunas Aline Azevedo e Caroline Costa, sob orientação do professor Marcos Santuário.

Primeiro lugar: "Letras de Batom – Lou Salomé", da Unisinos, produzido pelas alunas Raquel Piegas e Simone Reis, sob orientação do professor Sergio Endler.

Radiofonização de Textos Literários

Destaque especial: na categoria radiofonização de textos literários vai para o trabalho "Louca por Homem", da Unisinos, produzido pelos alunos Gisele Silva, Priscila Milan, Sandra Vargas e Vinícius Spindler, sob orientação do professor Sergio Endler.

Primeiro lugar: "O Cego e o Amigo Gedeão", da Pucrs, produzido pelos alunos Daniel Marcílio, Iván Angues, Jaíne Martins, Sofia Stoffel, Valessa Viega e Vinícius Maestri, sob orientação dos professores Luciano Klöckner e Doris Fagundes Haussen.

Radiodocumentário

Destaque especial: "150 Anos do Padre Roberto Landell de Moura – em Busca do Rechonhecimento", da Pucrs, produzido pelos alunos Débora Dias, Greisly Picoloto, Luiza Carneiro, Manoela Flores, Matheus Strelow e Ramiro Macedo, sob orientação dos professores Luciano Klöckner e Doris Fagundes Haussen.

Primeiro lugar: "Estúdio 17 – Beatles em Bento Gonçalves", da Unisinos, produzido pelos alunos Greici Auibert, Gutiéri Sanchez, Eduardo Feldens e Alexandre Rodrigues, sob orientação do professor Sergio Endler.

Radiorreportagem

Destaque especial: "Como Lidar com o Suicídio: Quebrando Tabus", da Pucrs, produção dos alunos Bolívar Oberto, Daniela Boldrin, Gabrielle Toldo, Liane Fraga, Juliana Vencato e Natacha Gomes, sob orientação dos professores Fabio Canatta e Luciano Klöckner.

Primeiro lugar: "Nunca é Tarde", do IPA, produzido pelos alunos Gabriela Fofonka e Rodrigo Barros Gil, sob orientação dos professores Lisete Ghiggi e Militão Ricardo.