Documentário 'Mães Especiais' conquista dois Galgos em Gramado

{youtube}

{/youtube}

Os alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Metodista, do IPA, mais uma vez foram reconhecidos e mostraram que sabem produzir vídeos. "Mães especiais", documentário realizado por um grupo de acadêmicos do 5° semestre, arrebatou dois Galgos de Ouro, no Gramado Cine Vídeo, na última sexta-feira, 12 de novembro: um para o melhor vídeo, na categoria Documentário Gaúcho e, outro, para o melhor Vídeo Universitário Gaúcho, escolhido pelo júri oficial do Gramado Cine Vídeo.

A premiação aconteceu no Centro de Eventos do Hotel Serrano, em Gramado, e a apresentação ficou por conta do jornalista da RBS Manoel Soares e dos Rapers Nitro DI e Marck B.

O documentário retrata a luta três mães de crianças portadoras de necessidades especiais. Com problemas diferentes, as mães tratam de vencer as dificuldade e prosseguir com os cuidados ao usar a inesgotável capacidade de doar o seu amor incondicional.

As estudantes que produziram o documentário e  receberam os dois troféus estavam bem felizes, pois conseguiram passar a mensagem que o projeto pretendia dar. Mesmo com todo o cuidado especial que necessitam ter com seus filhos, somado ao preconceito social, essas mães jamais desistiriamam dos seus filhos.

Segundo a diretora do documentário, Vanessa Gonçalves, a realização do trabalho dispendeu muito esforço, mas valeu a pena. A estudante Paola Oliveira, que participou da produção, comenta que o projeto estava rodeado de expectativas por ser um tema bem diferenciado. "O importante foi mostrar que é possível ser feliz nas mais diferentes situações e que todos podem vencer bstáculos", comemora Paola.

Andreza Fiuza, que também faz parte do grupo, lembra que a produção do documentário foi um processo de crescimento para todos. Segundo ela, ver o júri comentar que havia se emocionado com "Mães Especiais", fez com que o grupo sentisse que a sua missão estava cumprida.

O documentário foi realizado pelos alunos do 5º semestre, Andreza Fiuza, Gabriela Azevedo, Juliana Uzejka, Paola Oliveira, Tiago Pintaúde e Vanessa Gonçalves, com a orientação dos professores Léo Nuñes e Fernando Antunes.

Gramado Cine Video

O Gramado Cine Vídeo, que premiou o documentário produzido pelos alunos do IPA, atingiu nesta edição a sua maioridade, ao completar 18 anos.

O evento se propõe a mostrar os trabalhos realizados por estudantes universitários, além de promover a discussão social, com temas como desigualdade, meio-ambiente e a realidade da periferia.

Até o ano passado o Gramado Cine Vídeo era realizado em conjunto com o Festival de Cinema de Gramado. Nesse ano, no entanto, desvinculou-se totalmente. Para o coordenador,  Daniel Bertolucci, já era hora de o Gramado Cine Video ter uma vida independente. Conforme Bertolucci, o festival tem uma grande importância, já que são apresentados novos cineastas e histórias que a grande mídia talvez não mostrasse.

O apresentador oficial do evento, o jornalista Manoel Soares, concorda e ressalta. "É importante que um evento como esse sirva para oxigenar a produção do cinema nas periferias. É legal que o pessoal que está participando  continue esse trabalho e parta para ensinar o que sabe para a população mais carente".

Concorreram à premiação 59 vídeos procedentes do Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Santa Catarina, Rio de janeiro, São Paulo, Brasilia e Minas Gerais. Neste ano, o número de categorias foi reduzido em relação aos anos atenteriores. Os Galgos de Ouro foram disputados em quatro categorias: Vídeo Independente Brasileiro, Televisão Universitária Brasileira, Vídeo Universitário Brasileiro e Vídeo Universitário Gaúcho. E a novidade desta edição foi a Mostra ' Novos Nomes do Longa Metragem Nacional", que exibiu cinco filmes.

O Gramdo Cine Vídeo já premiou diversos trabalhos de alunos do IPA. Com os dois troféus recebidos na última sexta-feira, o curso de Jornalismo do Centro Universitário Metodista, do IPA reúne em sua galeria seis Galgos de Ouro.

Galeria de Galgos de Ouro

- Melhor vídeo Universitário Gaúcho:

- Melhor Documentário, escolhido pelo Júri Popular: 'Mãe de Gay'

- Melhor vídeo Universitário Brasileiro, escolhido pelo voto popular: 'Base'
- Melhor vídeo Universitário Gaúcho - Vídeo Social: '

'.

- Melhor vídeo na categoria Documentário Gaúcho: 'Mães Especiais'
- Melhor vídeo na categoria  Universitário Gaúcho: 'Mães Especiais'

Título: Mães especiais
Direção: Vanessa da Rocha Gonçalves
Sinopse: O documentário "Mães Especiais" conta a história de Fabiane e Josué, Sandra e Jader, Rosana e Aurora, três mães e seus três filhos que precisam de cuidados diferenciados. Crianças que têm mães dedicadas e obstinadas, que fazem tudo que podem para proporcionar uma vida cercada de carinho atenção.
Gênero: Documentário
Tempo: 15:25 (mm:ss)