·

·

· · ·

Professores(as) do curso de Jornalismo

  • Alexsandro Funck Ramires

    Alexsandro Funck Ramires

    Mestre em Design pela UNIRITTER Laureate International Universities. Especialista em Design de Moda e Marketing pela ESPM/RS. Bacharel em Artes Visuais com habilitação em Fotografia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Professor na UNIRITTER, nos cursos de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e Design (Moda e Gráfico); no Centro Universitário Metodista IPA, nos cursos de Moda e Comunicação Social (Publicidade, Jornalismo e turismo) e na Faculdade SENAC (Moda). Trabalha na AEIPA (Agência Experimental de Publicidade e Propaganda do IPA) e coordena o estúdio fotográfico desta mesma universidade. Sólida experiência de trabalho em fotografia (especializado em moda), artes visuais, direção criativa de imagem, styling e produção de moda, pesquisa de moda e docência universitária em graduação e pós-graduação. Dirige o Photo Label Society - laboratório experimental focado em direção criativa em imagem de moda e artes visuais, e o Mentes Inquietas - Espíritos Criativos, espaço de ensino em fotografia, moda e arte, ambos em Porto Alegre. Possui conhecimento e experiência em cenografia, iluminação cênica, design gráfico e cinefotografia. Repórter fotográfico DRT8408 FENAJ.
  • Fabio Berti

    Fabio Berti

    Fabio Ramos Berti é jornalista, professor universitário e doutor em Educação em Ciências pela UFRGS, pesquisando comunicação científica/jornalismo científico. É coordenador do curso de Jornalismo do Centro Universitário Metodista – IPA e docente titular nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Preside o Colegiado das Ciências Sociais Aplicadas do IPA. Atuou em programas de pós-graduação em instituições como Unisc e Faculdade Sogipa, na área de Mídia e Esporte. Foi coordenador de comunicação do Comitê Gestor da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 - CGCopa/RS. Foi chefe de gabinete da Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer e diretor-geral da Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia. Atuou ainda como assessor de imprensa no Palácio Piratini e na Assembleia Legislativa do RS, além de repórter, apresentador, editor e coordenador de jornalismo em diferentes veículos de comunicação (rádio, TV, jornal e internet).
  • Léo Flores Vieira Nunez

    Léo Flores Vieira Nunez

    Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985) e mestrado em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Atualmente é professor do Centro Universitário Metodista IPA. Trabalha com as disciplinas de produção de documentário, telejornalismo, redação para TV e mídia impressa e rádio. Também trabalha disciplinas teóricas de crítica da mídia, Fundamentos de Rádio e TV e Sociologia da Comunicação.Desenvolveu pesquisas na área de televisão interativa com apresentação de trabalhos em congressos acadêmicos. Professor integrante do curso de especialização em Jornalismo e Convergência de Mídias na Universidade FEEVALE, onde desenvolve conteúdos relacionados à imagens digitais e produção de documentários. Profissional com muitos anos de atuação em televisão, onde já exerceu as funções de editor, pauteiro, chefe de reportagem. Atualmente é editor-chefe do Jornal da TVE Primeira Edição na TVE do Rio Grande do Sul, emissora da Fundação Piratini de Rádio e Televisão.
  • Letícia Amaral Carlan

    Letícia Amaral Carlan

    Doutoranda em Comunicação Social pela PUCRS. Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professora do IPA no curso de Jornalismo. Foi Coordenadora de Redação na Santo de Casa Endomarketing. Atuou por seis anos no Grupo RBS, como editora-chefe do site da RBS TV. Já ministrou as disciplinas de Mídias Sociais e Consumidor Online no Instituto Educacional do Rio Grande do Sul, no MBA de Marketing Digital, e cursos de extensão na Feevale, Entretenimento na Internet e nas Redes Sociais, Webjornalismo: conteúdo, redes sociais e ferramentas, Como criar apresentações no Prezi e Marketing Digital. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Online.
  • Maria Lucia Patta Melão

    Maria Lucia Patta Melão

    Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1980), especialização em Especialização em Comunicação Estratégica pela Faculdades Senac/RS(2010) e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(2003). Atualmente é produtora executiva do Fundação Piratini Rádio e Televisão e Professora do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio e Televisão. Atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias, gêneros, interação e significações.
  • Sandra Eliane Olivera Bitencourt de Barreras

    Sandra Eliane Olivera Bitencourt de Barreras

    Doutorado no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, área de comunicação pública na linha de pesquisa Mediações e Representações culturais e políticas (2013). A tese recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2014. Jornalista graduada em Comunicação Social pela UFRGS (1993), com mestrado em Comunicação e Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha (titulo revalidado no Brasil pela UnB), com experiência como docente superior na área de jornalismo e telejornalismo na PUCRS, FEEVALE e UFRGS. No mercado profissional, atuou em diversos veículos de comunicação como a RBS TV, TV Guaíba, TV COM, Canal Rural, TV Bandeirantes, Revista Projeto de SP, jornal Correio do Povo e TV Record. No setor público, atuou no DMAE de Porto Alegre, como responsável por vários projetos especiais em educação ambiental, inclusão digital dos servidores e publicações institucionais do Departamento. De 2005 até dezembro de 2007 foi consultora do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) para o Ministério da Educação no Projeto Escola de Fábrica, um programa de formação profissional para jovens em todo o país. Entre 2011 e 2013 foi Diretora de Educação e Formação da Rede Escola de Governo na FDRH e em 2014 assumiu como Diretora-Presidente da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente é assessora de imprensa da Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul e professora do curso de Jornalismo do IPA-RS.
  • Valéria Deluca Soares de Carvalho

    Valéria Deluca Soares de Carvalho

    Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do RS. Jornalista formada na Universidade Católica de Pelotas. Atualmente é docente do Centro Universitário Metodista do IPA e do Instituto Brasileiro de Gestão em Negócios (IBGEN), em cursos de graduação e pós-graduação. Professora convidada de cursos de pós-graduação na UNESC (Criciúma-SC). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação nas organizações; gestão da informação e do conhecimento; e, em televisão e rádio. Foi Assessora da Comunicação no IBAMA no RS e docente do Centro Universitário Feevale. Coordenou o curso de pós-graduação em Gestão Estratégica da Comunicação Empresarial (Feevale) e a TV Feevale. Atua por mais de 17 anos em Consultoria de Comunicação Empresarial.

 

Professores(as) do núcleo de comunicação

  • Denilson Alencastro

    Economista graduado pela UNISINOS, com mestrado em Economia do Desenvolvimento pela PUCRS. Economista-chefe da Geral Investimentos, com experiência em análise de cenário macroeconômico. Atua há dez anos com análise de cenário macroeconômico, participando na elaboração da melhor carteira de investimentos de 2012, conforme os portais Infomoney e Exame.com. É habilitado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), desde agosto de 2013, como administrador de carteira de valores mobiliários que, conforme a instrução No 306 da CVM, consiste na gestão profissional de recursos ou valores mobiliários. Atua como pesquisador de conjuntura econômica no Núcleo de Análise de Política Econômica (NAPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde março de 2010. É professor universitário desde 2007. Leciona as seguintes disciplinas: Mercado Financeiro e de Capitais, de Economia I e II, de Economia e Finanças e de Economia do Turismo para os cursos de graduação do IPA, respectivamente, de Administração, Ciências Contábeis e Publicidade e Propaganda e Turismo. Professor na Faculdade São Judas Tadeu das disciplinas de Análise Microeconômica e de Mercado de Capitais. Na Pós-graduação, foi professor na Fundatec da disciplina de Mercado Financeiro no MBA em Gestão de Riscos, no IPA no curso de pós -graduação em Mercado de Capitais na disciplina Bolsa de Valores e na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) no MBA em Gerência Financeira da disciplina Mercado de Capitais.
  • Felipe André Rito Rodrigues Aço

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999) e mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Atualmente é professor do Centro Universitário Metodista IPA. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente no seguinte tema: religião, psicologia clínica, aconselhamento, educação, relações de trabalho e saúde. Também trabalha com supervisão de estágio e orientação de TCC. Participa do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Metodista do IPA. Site pessoal: http://psicobike.blogspot.com
  • Gabriel Grabownski

    Possui Graduação em Filosofia Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1985), Especialização em Sociologia pela UFRGS (1997), Mestrado em Educação Profissional pela UFRGS (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é docente e pesquisador da Universidade Feevale (Novo Hamburgo RS); professor do Centro Universitário Metodista de Educação em Porto Alegre; Presidente da AESUFOPE (Associação de Escolas Superiores de Formação de Profissionais do Ensino; Membro do Conselho Técnico Deliberativo da Escola Técnica Fundação Liberato S. V. da Cunha e do Fórum Estadual Permanente de Formação de Professores do RGS. Seus estudos e pesquisas versam sobre os seguintes temas: Educação, Trabalho, Formação, Educação Profissional, Sistema S, Políticas Públicas, Financiamento da Educação e Financiamento da Educação Profissional, Ensino Médio, Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, Regulação da Educação Superior e Formação de Professores.
  • João Fernando de Moraes Trois

    João Fernando de Moraes Trois

    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Programa de Pós- graduação em Antropologia Social- PPGAS pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em PPG-Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutorado em PPG-Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Pós-Doutorado na área de psicolingüística (PDJ - CNPQ) em PPG-Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é pesquisador no PPG-Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Projeto de Pesquisa sobre Enunciação e disturbios de linguagem, coordenado pelo Prof. Dr. Valdir do Nacimento FLores, e professor no Curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista IPA.
  • João Paulo Rito Rodrigues Aço

    Possui graduação em Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professor do Centro Universitário Metodista IPA. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Fundamentos da Sociologia, Sociologia da Educação, Sociologia da Comunicação e experiência em EaD, bem como Antropologia. Cursou disciplinas de Doutorado em História na PUCRS de 2003 a 2007 (incompleto).
  • José Luis Correa Novaes

    Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990), graduação em direito pelo Centro Universitário Metodista IPA (2012), graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1985), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1993) e especialização em Direito do Estado pelo UFRGS (2013). Atualmente é professor do Centro Universitário Metodist do IPA e Instituição Educacional São Judas Tadeu, nas atividades de docência e gestão acadêmica. Tem experiência na área de Filosofia, Direito, Educação e Teologia.

Rádio IPA ao vivo

· · ·