· · ·

Expointer

Cochos ecologicamente corretos são novidades na Expointer 2015

CochosFoto: Fábio Gaston

A 38ª Expointer também é palco para novidades voltadas à preservação do meio ambiente e dos recursos. Ao produzir cochos com tubo de creme dental reciclado, a Ecofour, uma empresa paulista, com sede em Santo André, mostra suas credenciais ao fazer sua estréia em Esteio.

Ao perceber que os armários de vestiários produzidos com metal se deterioravam com facilidade, Adriano David, diretor comercial e criador dos cochos reciclados, foi em busca de uma fórmula que resultasse em um produto mais resistente e em harmonia com o meio ambiente. Assim surgiu a Ecofour em 2010.

O processo começa quando os tubos de creme dental, usados ou rejeitados pelas fábricas, são triturados e colocados em tanques especiais para dissolução total, dando origem a uma pasta líquida. Após o procedimento, o material é prensado e transformado em placas que, moldadas, dão origens aos cochos.

A relação custo benefício é um dos grandes atrativos em relação ao cocho convencional. Um dos modelos produzidos com material reciclado, para cerca de 250kg de ração, custa R$ 1.790. O mesmo cocho feito com material convencional, madeira, custa em torno de R$ 2.400. A durabilidade também é maior, como ressalta Adriano: “O alumínio e o plástico levam em torno de 400 anos para se deteriorar, com isso tu podes imaginar a durabilidade desse material”, destaca o criador do produto.

Mas não apenas de cochos e armários vive a Ecofour, a empresa também trabalha com mesas, cadeiras e produtos para construção civil. Em média, para cada placa, são utilizados entre 800 e mil tubos de creme dental, adquiridos em usinas de reciclagem, ONG’s ou diretamente nas fábricas.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

· · ·