ECAM

Jornalismo IPA participa do ECAM 2015

ECAM01Foto: Divulgação ECAM

O Comando Militar do Sul (CMS), realizou entre os dias 16 e 18 de novembro, o Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM) 2015. O Multiverso IPA esteve presente com o acadêmico Moisés Machado, no curso para estudantes de jornalismo, jornalistas e professores da grande Porto Alegre.

O cronograma envolveu atividades teóricas, como palestras com os jornalistas Marcelo Rech e Humberto Trezzi, nomes reconhecidos por suas coberturas em áreas de conflito. E, também houve palestras sobre a comunicação social dentro do Exército Brasileiro e noções de direito internacional em áreas de conflito.

Após a teoria do primeiro dia, a prática, com visita ao 3º Regimento de Cavalaria de Guerra, localizado no bairro Partenon, de Porto Alegre. As tropas do regimento realizaram juntamente com o 3º Batalhão da Polícia do Exército demonstrações de cães de guerra e controle de distúrbios a pé e a cavalo, bem como demonstrações sobre os armamentos utilizados nesses conflitos.

No tercerio dia de curso, os estagiários foram a São Leopoldo, onde participaram de atividades no 19º Batalhão Motorizado. O cronograma incluiu a progressão de um grupo de combate em terreno, uma atividade que consiste em acompanhamento da tropa em uma pista montada no batalhão, que simula uma favela. Na simulação seis militares com fuzis e equipamentos de segurança, acompanhados por dois alunos, igualmente equipados com colete e capacete, na incursão é simulada ação semelhante a que foi realizada pelas tropas do exército na favela da Maré, no Rio de Janeiro, por exemplo.

Terminada essa etapa do treinamento, todos os participantes foram ao preparo e consumo do almoço que consistia na ração operacional utilizada pelos militares em combate. Foram dadas instruções aos jornalistas de como prepara-las.

Na tarde do último dia, as atividades consistiram em simulações de situações extremas. Os profissionais foram treinados no acompanhamento de uma tropa, corrida de orientação em meio à mata do local e técnicas de sobrevivência como obtenção de água e fogo, abrigos improvisados e ofidismo.

Os estudantes mostraram-se surpresos com o ambiente militar, como é o caso da estudante Isadora Osório, da ESPM. “Normalmente pensamos que eles são fechados e que o fato de sermos da imprensa incomoda. No entanto foi visível a vontade do comando de realizar essa aproximação”, disse. E, concluiu destacando a organização na realização do curso e as atividades realizadas, “tudo que foi realizado foi muito interessante, nos aproximando muito do que é a realidade de um correspondente de guerra”.

Chefe do Setor de Comunicação Social do Comando Militar do Sul, responsável pelo ECAM, Coronel Cristóvão Buarque, cedeu entrevista exclusiva ao Multiverso IPA.

Multiverso- Como surgiu a ideia de realização ECAM?
A ideia surgiu da necessidade de contribuir para o aperfeiçoamento da ligação do Exército Brasileiro com a Imprensa e para estabelecer os primeiros contatos com futuros jornalistas. No âmbito do Exército Brasileiro esse Estágio já acontece há alguns anos. Tudo começou com Estágio de Correspondente de Guerra, que, mais tarde, transformou-se em Estágio de Correspondente de Assuntos Militares. Já o Curso para Assessores de Imprensa e Jornalistas em Áreas de Conflito ficou sob a responsabilidade do Centro Conjunto de Operações de Paz (CCOPAB), no Rio de Janeiro-RJ.

Multiverso- E como tem sido estas edições?
Sempre é bom ressaltar que as edições estão cada vez melhores, devido, principalmente, às observações dos Estagiários, por meio de pesquisas ao término de cada curso .

Multiverso - Qual o objetivo maior desde que ele passou a ser realizado?
Primordialmente, o conhecimento maior da cultura militar, além da possibilidade de atualização sobre assuntos de natureza militar, sobre técnicas de acompanhamento de operações e sobre a maneira deste acompanhamento, por parte da imprensa, de atividades e operações militares, utilizando, inclusive, equipamentos de segurança. Um outro significativo objetivo é o de estabelecer a ligação profissional com os futuros formadores de opinião.

Multiverso - Esse objetivo, tem conseguido alcançar seu êxito?
Sim, mas a ideia é aprimorá-los cada vez mais.

Multiverso - Qual a maior dificuldade em sua realização?
Conciliar a agenda do Comando Militar do Sul e os calendários das Faculdades de Comunicação, para a obtenção do melhor período para a realização do ECAM.

Multiverso - Qual maior benefício para os participantes do estágio?
Conhecer e vivenciar os aspectos da vida militar e, sobretudo, entender como o Exército Brasileiro atua em suas missões constitucionais.

Multiverso - Há projeto de realização de um módulo avançado do estágio?
Excelente sugestão! Uma ideia interessante, cuja viabilidade, com certeza, será estudada.

Multiverso - A próxima edição apenas em 2016?
Sim. A agenda de eventos do Comando Militar do Sul para 2016 ainda não teve seu planejamento concluído, entretanto pretendemos atender ao solicitado nas pesquisas, pelos Estagiários deste ano.