· · ·

Expointer

O universo dos espumantes

espumante 02 luigiFoto de Luigi Bittencourt

A Expointer é um lugar que oferece muitos atrativos aos visitantes. Porém, se engana quem pensa que vai encontrar apenas animais, tratores e competições. O Multiverso IPA foi conhecer o universo dos espumantes e entrevistou o sommelier Arlindo Menoncin.

MULTIVERSO: Quais os principais tipos espumantes disponíveis no mercado e quais as principais características de cada tipo ?

ARLINDO MENONCIN: As classificações dos espumantes se dão em três tipos: Moscatel, um espumante doce, feito por um processo asti obtido a partir do mosto para uma espumantização, gerando uma bebida mais adocicado feito de uvas moscato. Há o tipo demi–sec, um espumante intermediário; e o brut sendo o mais seco.

 

MULTIVERSO: Porque você acha que o espumante acompanha tão bem os diversos tipos de alimentos?

ARLINDO MENONCIN: O espumante combina com muitas coisas devido ao gás carbônico presente na bebida e também pelo alto índice de acidez que acaba limpando o paladar.

 

MULTIVERSO: Quais espumantes acompanham melhor alimentos, como carnes e pizzas por exemplo?

ARLINDO MENONCIN: Para carnes e pizzas, o ideal seria espumantes Brut. Entretanto, dependendo do condimento contido na pizza, pode até se encaixar um espumante moscatel ou um demi-sec.

 

MULTIVERSO: Como um consumidor leigo pode escolher o tipo de espumante ideal e de qualidade?

ARLINDO MENONCIN: Primeiro ele tem que perceber se gosta de espumante doce ou seco, e a partir disso, buscar por uma indicação de procedência.

MULTIVERSO: Quais os principais cuidados que um consumidor tem que ter para conservar melhor o produto?

ARLINDO MENONCIN: Para conservação o ideal é deixar o espumante em pé, devido ao gás, pois se o mesmo ficar deitado a rolha pode tomar o formato da garrafa e o gás acabar saindo. Sobre a temperatura, o ideal para conservação é entre 15 ou 16 graus. A temperatura para servi-lo fica entre 5 ou 6 graus.

espumante 01 luigiFoto de Luigi Bittencourt

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

· · ·