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Expointer

Marcas inovam para atrair visitantes da Expointer

Foto01 Tecnologia daiana bertoFoto de Daiana Berto

A tecnologia tem sido grande aliada para o produtor rural e peça-chave da produtividade no campo. Na 39ª edição da Expointer ela não fica apenas no maquinário, softwares ou genética dos animais. Ações de interação realizadas pelas empresas nas redes sociais e tecnologias, como óculos de realidade virtual e fotos 360º, têm permitido aos visitantes uma experiência inovadora.

Um desses exemplos está no estande do projeto Juntos para Competir, do Serviço Nacional da Aprendizagem Rural (SENAR). Na edição de 2015, os organizadores montaram no local uma estufa física de produção de alfaces, morangos e tomates para exposição. Nesse ano, eles decidiram inovar. “A visitação à estufa no ano passado foi surpreendente. Este ano, resolvemos montar um vídeo 3D relatando a experiência”, explica o instrutor do SENAR José Sérgio Muller, informando que os óculos permitem ao visitante um foco maior na apresentação do que seria com a simples exibição. Ao colocar os óculos de realidade virtual, a sensação é de se estar diante da estufa. O vídeo explicativo detalha o trabalho com sistemas produtivos, de forma a cooperar com a sustentabilidade, abrangendo irrigação com água da chuva armazenada e energia produzida por meio de painéis, com células fotovoltaicas.

No estande da empresa de maquinários agrícolas AGCO, detentora das marcas Valtra e Massey Ferguson, a realidade virtual também está presente. Em uma das ações da marca Valtra, os visitantes, utilizando óculos de realidade virtual, podem conferir de forma interativa e em 3D, os detalhes técnicos, as principais peças, os diferenciais e toda a tecnologia empregada nas máquinas. E, para diversão, os usuários também podem simular uma volta em uma montanha russa e realizar um passeio virtual. “A intenção é apresentar a tecnologia dos equipamentos de forma inovadora, marcando o produto na mente do nosso cliente”, diz o responsável pela área de marketing e comunicação do grupo AGCO, Átila Lisita. Outra ação da marca possibilita ao público realizar fotos em 360º em dois tratores no estande. As imagens são posteriormente publicadas na fanpage da Valtra no Facebook.

Já a Massey Ferguson alia interação e solidariedade. Na ação “Coração Itinerante”, o visitante que passar pelo local pode deixar um depoimento em vídeo respondendo à pergunta: “O que faz seu coração bater mais forte no campo?”. A cada participação, a empresa doa um quilo de alimento a entidades beneficentes gaúchas.

Também foi montado pela empresa, que é patrocinadora oficial do Freio de Ouro, um painel para homenagear o tradicional concurso, onde o público pode fazer imagens que são disponibilizadas nas redes sociais da empresa. O espaço oferece a demonstração do jogo “Farming Simulator”, no qual é possível movimentar as máquinas pelo campo e se divertir com os tratores.

foto02 tecnologia Daiana BertoFoto de Daiana Berto

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