Cursos de Comunicação do IPA unem expertises para lançar blog

Apresentação sem títuloFoto: Divulgação

‘Govida-19’ - um blog que reúne reportagens, entrevistas ping-pong e podcasts sobre a nova rotina imposta pela pandemia de Covid-19, causou na vida dos brasileiros. Em torno desta proposta, os alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Metodista IPA uniram esforços na disciplina de Projeto Multimídia, ministrada pela docente e coordenadora dos cursos, Profa. Dra. Valéria Deluca. Os materiais começaram a ser veiculados no começo de agosto com o editorial, escrito pelo editor-chefe da atividade, Douglas Webber. As publicações seguem acontecendo nas segundas, quartas e sextas-feiras, até o fim de setembro. O projeto está hospedado no site e nas redes sociais do Portal Multiverso.

Webber, além de ter sido responsável por conduzir a equipe a respeito de prazos e organização das atividades, também editou os podcasts. Para ele, apesar de todos estarem saturados de ouvir e assistir reportagens sobre a pandemia, é preciso prestigiar o trabalho daqueles que, apesar ainda não estarem atuando na linha de frente do combate ao vírus, vêm estudando o novo coronavírus desde seu surgimento. “Como estudantes de Jornalismo, vivemos isso de uma forma particular. Estamos desde o dia um reportando, explicando, pesquisando e entrevistando tudo ao redor dessa pandemia”, defende. Conforme analisa, os conteúdos produzidos para o ‘Govida-19’ têm como principal objetivo dimensionar esse momento frente a diferentes aspectos da vida. “É um olhar dos cursos sobre essa crise mundial que bateu em nossa porta”, pontua.

Renan Trindade, juntamente com Ricardo da Motta, foram os responsáveis por dar nome ao projeto e criar a identidade visual do blog e das peças de divulgação. Ambos alunos do curso de Publicidade e Propaganda, Trindade e Motta entenderam que era necessário um tom mais neutro, com o objetivo de trazer alento aos leitores e ouvintes. Por isso, conforme explica Trindade, a opção de não fazer uso da imagem do vírus e trabalhar um nome otimista. “O nome ‘Govida-19’ é um trocadilho com o da doença - Covid-19 - com a expressão em inglês ‘Go’ aliada à palavra vida. É assim: vai vida! Nós torcemos por isso, nestes mais de cinco meses desde o início da pandemia no Brasil”, explica.

Sobre logotipia e cards, Trindade entende que a alternativa pela utilização de gradientes e cores vivas representam a intenção de representar “o sopro de esperança e alegria que estão presentes na paleta”. Observa que nos materiais, os títulos das matérias se destacam pelo contraste com os gradientes e pelo conteúdo das produções textuais.

Rafaela Pereira, do curso de Jornalismo, reconhece que encontrou dificuldades durante o projeto. “Estar em meio a uma pandemia, rodeada de incertezas sobre o que poderia acontecer no dia seguinte e ainda ter que manter os neurônios funcionando para trabalhar e estudar não é fácil”, comenta. Conforme conta, foi no meio do percurso que percebeu o quão importante é a atuação do Jornalismo para a sociedade, ainda mais em um momento delicado, em um período de ascensão da Covid-19. “A escrita já faz parte da rotina da maioria de nós, estudantes, mas, trazer à tona impactos de uma época que ficará para a história, transformou a atividade em uma experiência que levarei para a vida toda”, assegura.

A professora Valéria Deluca explica que a intenção era movimentar o grupo e trazer para o centro das atenções o momento histórico que o mundo vive. “Tínhamos um outro projeto no começo de ano. Infelizmente, com a pandemia, ficou inviável e precisamos reorganizar as ideias. Nasceu o Govida-19! Ficamos muito satisfeitos com o resultado”, comemora. Ela destaca que o projeto permitiu que os alunos experimentassem a prática jornalística e a leitura de cenários durante a pandemia e praticassem a comunicação integrada. “Alunos de Jornalismo atuando junto aos estudantes de Publicidade: eles precisaram rever sua ótica no que diz respeito ao mercado e às práticas que envolvem o uso das redes sociais e a veiculação de informações. Um aprendizado muito importante para todos nós!”.

Integraram, também, a equipe da disciplina de Projeto Multimídia, os alunos Andreia Ferreira, Daiana Garcia, Ilana Xavier, João Fernando e Mattheus Moraes.

Para acessar o blog Govida-19, clique aqui.