Alunos de Estágio II produzem material para Tribunal de Justiça RS

WhatsApp Image 2020 10 08 at 14.20.48Foto: Arquivo Pessoal

O curso de Jornalismo do IPA e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) firmaram uma parceria para a produção de conteúdos digitais. Os materiais apresentam informações úteis à comunidade relacionadas ao mundo jurídico. A colaboração é uma oportunidade para os alunos da disciplina Estágio II experimentarem a comunicação na vida real.

A docente responsável pela disciplina, Profa. Dra. Valéria Deluca explica que o maior desafio foi atender o desejo do Tribunal de aproximar-se da população gaúcha, a partir do uso das redes sociais digitais. Destaca ainda, a importância da atividade ao lembrar que “a universidade tem a obrigação de devolver para a sociedade o conhecimento que constrói em forma de produtos e serviços que melhoram a qualidade de vida das pessoas”.

“A oportunidade de contribuir em um projeto que será veiculado pelas redes do Tribunal de Justiça do RS, um órgão com mais de 18,6 mil seguidores no Instagram e 121,3 mil no Facebook, foi um desafio e uma honra para nós”, destacou a estudante Daiana Garcia. “Pesquisamos cores tendência, vetores que ilustrassem tais expressões e redigimos textos que buscam o diálogo com os seguidores. Agradeço ao IPA pela chance de participar desta empreitada”.

O estudante Lucas Belifel também comemora a oportunidade: “O estágio é uma etapa importante para o desenvolvimento da carreira de todo profissional. Mais do que ganhar experiência, ele oferece conhecimento, competências e uma relação prática da teoria vista em sala de aula. Douglas Webber, acadêmico da disciplina, complementa, destacando que “mesmo com a distância, está sendo possível aprender muito no estágio. O contato com o meio, mesmo virtual, nos dá experiência na área e isso é muito importante. Experiência real de jornalismo em um período de home office até em redações”.

O Projeto Simplifica apresenta a tradução termos habituais relacionados à Justiça através de uma linguagem coloquial e sob a perspectiva de uma geração vinculada à comunicação digital. A primeira etapa de produção conta com uma série de dez posts sobre termos jurídicos. Na sequência, será produzida uma nova série tratando dos direitos e deveres do cidadão.

A apresentação dos primeiros materiais ao presidente do Conselho de Comunicação do TJRS, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, aconteceu em aula virtual conduzida pela professora Valéria Deluca, coordenadora do curso, e prestigiada pelo Reitor do IPA, Professor Dr. Marcos Wesley da Silva. O material foi revelado por alunos e alunas com base em um estudo de tendências estéticas para a comunicação digital.

O Reitor do IPA celebrou a parceria. “Nossos estudantes estão participando de um momento histórico, com a iniciativa do Poder Judiciário de levar ao conhecimento das pessoas o seu trabalho de maneira simples e atrativa”, disse.  O Desembargador Antonio Vinicius destacou a importância da aproximação cada vez maior entre o Poder Judiciário e a sociedade. “É fundamental que as pessoas estejam bem informadas sobre a atuação da Justiça, um dos pilares democráticos do nosso país. E é preciso sempre inovar, dar impacto visual para que a mensagem seja facilmente compreendida e absorvida”, afirmou.

A turma de alunos da disciplina de Estágio II é formada pelos estudantes Daiana Garcia, Douglas Webber, Lucas Belifel, João Batista de Souza Rodrigues Filho e Kellen Paim. A produção das peças contou com o apoio dos técnicos da agência Multiverso IPA, Alessandro Davila e Thiago Ferreira.