· · ·

IPA promove a I Jornada Acadêmica

WhatsApp Image 2020 10 18 at 11.28.55Foto: Divulgação

Serão três dias, de 19 a 20 de outubro, de uma programação intensa, com palestras e debates com profissionais que atuam com destaque em todas as áreas do conhecimento, além da realização da Mostra Científica e de Extensão. Os cursos de Comunicação e Turismo recebem egressos de destaque no mercado de trabalho e que voltam à instituição para compartilhar suas experiências. 

A abertura oficial da Jornada acontece neste domingo, às 21h, em uma live, no Facebook do IPA, com o lançamento de dois volumes do livro Projeto Interdisciplinas na Educação Superior. A obra reúne artigos das diferentes áreas do conhecimento que contam experiências e mostram a importância de um trabalho interdisciplinar para a formação integral do profissional. A organização do livro foi conduzida pelas professoras Patrícia Treviso, Andrea Moreira e Claudia Tacques.

O artigo, intitulado Porto Alegre para quem?: o currículo por competências na prática da Escola de Comunicação e Hospitalidade, conta como foi possível reunir 13 disciplinas dos cursos de Jornalismo, de Publicidade e Propaganda e de Turismo, sete professores e cerca de 50 alunos, além dos estagiários e técnicos dos laboratórios e agências experimentais. “Os cursos de Comunicação já estavam acostumados a desenvolver atividades em conjunto. Mas, com a chegada do Turismo, o desafio aumentou. Foi um trabalho intenso, mas que ao final contribuiu de forma diferenciada na formação dos nossos estudantes”, lembra a coordenadora dos cursos, Profa. Dra. Valéria Deluca, uma das autoras do artigo em parceria com o Prof. D. Fabio Berti.

A I Jornada Acadêmica IPA

O evento está dividido em três dias. Amanhã (19), cada um dos 22 cursos do IPA organizou uma programação específica. A professora Valéria Deluca explica que será um importante momento para falar sobre empreendedorismo e oportunidades de atuação. “Optamos por convidar profissionais graduados pelo IPA e que estão em destaque no mercado de trabalho ou na área da pesquisa. É uma forma de homenageá-los e mostrar aos nossos estudantes que a qualidade dos nossos cursos faz a diferença”.

Os convidados dos cursos de Comunicação são a jornalista Jucinara Schena e do publicitário Jonathan Souza. Ela apresenta o cenário político do Brasil e a responsabilidade dos profissionais dos Jornalismo e Jonathan pretende destacar que a crise pode ser uma oportunidade.  Na área dos Turismo, as turismólogas Mariana Roveda Divan e Cristhine Torres Caprara debatem sobre a retomada do setor de agenciamento de viagens no atual momento da pandemia.

Na terça-feira (20), acontece a Mostra Científica e de Extensão. Mais de 100 trabalhos de pesquisa foram selecionados. Divididos em 14 grupos, os estudantes apresentarão seus projetos de pesquisa e extensão, nas diferentes áreas do conhecimento. “Teremos a participação de seis alunos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda compartilhando os resultados de seus estudos. A mostra como um todo já é um sucesso. Sabemos da importância de promover a pesquisa e a extensão no espaço acadêmico e que os resultados deste trabalho contribuem para uma sociedade melhor”, ressalta a professora Valéria ao destacar que é uma obrigação da universidade divulgar o conhecimento produzido.

No último dia da I Jornada Acadêmica do IPA (21) será realizada uma atividade que irá reunir todos os cursos e estudantes da IES. Com a mediação da jornalista e colunista de economia da Zero Hora, Marta Sfredo, será realizado uma mesa de atualidades sobre empreendedorismo, com o presidente do INMETRO, Engenheiro Marcos Heleno G. de Oliveira Jr. e com o pesquisador e profissional de marketing Vladimir Milton Pomar. Eles apresentam respectivamente, as temáticas: As ações do INMETRO no empreendedorismo brasileiro e Empreendedorismo e as novas relações de trabalho. A Jornada Acadêmica IPA é um evento aberto à comunidade. Mais informações podem ser obtidas no site do Centro Universitário Metodista IPA.

 

Conheça alguns convidados

Jucina Schena: formada em Jornalismo com Ênfase em Gestão da Comunicação pelo Centro Universitário Metodista IPA/2013B. Ao mudar-se para Espanha em 2014, optou por fazer Mestrado em Comunicação Social na Universitat Pompeu Fabra em Barcelona. Em 2020, na mesma instituição de ensino – premiada como melhor universidade espanhola em 2020 – concluiu o Doutorado em Estudos em Comunicação, com a tese: Mapeando a ideologia política da imprensa – Uma análise de conteúdo dos editoriais dos jornais online mais lidos no Brasil. 

Jonathan Souza: formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em marketing pelo IPA/RS, tem diversas experiências profissionais em empresas nas áreas de tecnologia e marketing. Cofundador da Publicidade Popular, agência de negócios em comunicação, pioneira em serviços de comunicação para micro e pequenas empresas que já atendeu mais de 1.500 clientes. Cofundador da startup Compre Mídia, plataforma de mercado de mídia para vendas online de anúncios em rádio, outdoor, busdoor entre outras mídias tradicionais. Ministra cursos digitais e presenciais com foco em estratégias de marketing digital. 

Mariana Roveda Divan: Bacharel em Turismo pelo IPA e pós graduada em Gestão Empresarial. Possui 14 anos de experiência em diversos ramos do turismo: hotelaria, eventos, agenciamento e operação/formatação no turismo social. Há 05 anos, fundou a Mala de Pandora Turismo, agência com foco na consultoria de viagens especializada e personalizada.

Cristhine Torres Caprara: Bacharel em Turismo com ênfase em Hotelaria - IPA, pós-graduada em Gestão, Planejamento e Organização de Eventos e em Guia de Turismo. Atualmente realiza o curso de Pós-graduação de Gestão Empresarial.  Com 14 anos de experiência no turismo, trabalhou na área pública, hotelaria, eventos e agenciamento de viagens e intercâmbios. Acompanhou intercâmbios de adolescentes nos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. Há 05 anos, fundou a Mala de Pandora Turismo, agência com foco na consultoria de viagens especializada e personalizada.

Marta Sfredo: Jornalista com atuação na área de Economia desde 1995, é formada em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda pela UFRGS. Trabalha em Zero Hora desde 1992 e, antes, teve passagens por Rádio Guaíba e Correio do Povo. Desde novembro de 2014, atua como colunista de Economia de Zero Hora e GZH, e desde 2015, faz um comentário diário na Rádio Gaúcha. Para se habilitar para a cobertura e análise de fatos econômicos, fez cursos sobre mercado de capitais, siderurgia, energia, petróleo, macroeconomia, estatística, negociações internacionais e Direito aplicado à economia. Recebeu quatro Prêmios ARI na área de reportagem econômica, de corte regional, e um Prêmio Onip, da Organização Nacional da Indústria do Petróleo, de abrangência nacional.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

· · ·