I Jornada Acadêmica IPA

Noite para celebrar a Ciência e a Comunicação

brunaFoto: Arquivo Pessoal

A Mostra Científica e de Extensão movimentou a noite dos cursos de Comunicação e Turismo na I Jornada Acadêmica IPA. Ao todo, a instituição selecionou 109 trabalhos de estudantes da Graduação, que foram divididos em 14 salas on-line. Os alunos de Jornalismo, de Publicidade e Propaganda e de Turismo tiveram a oportunidade de apresentar as pesquisas de TCC desenvolvidas nos últimos semestres. As docentes Sandra Bitencourt e Maristela Franco conduziram o trabalho.

A coordenadora da Escola de Comunicação e Hospitalidade, Profa. Dra. Valéria Deluca saudou os participantes e destacou a importância da pesquisa e da ciência para os acadêmicos. “É um momento especial, de protagonismo dos alunos que estão participando com seus projetos e pesquisas. É uma alegria muito grande saber que na formação dos nossos estudantes há um espaço considerável para a área da pesquisa e produção de conteúdo”. Valéria ressaltou que o ambiente acadêmico é um lugar de produção de conhecimento, mas também de divulgação dessa aprendizagem. A coordenadora aproveitou o momento para anunciar o lançamento de mais livros dos cursos de Comunicação e de Turismo.

A Profa. Me. Maristela Franco reconheceu a oportunidade dos alunos apresentarem os projetos. “É muito importante para os alunos compartilharem o seu conhecimento científico. A gente começa engatinhando na vida acadêmica, porque o início da nossa trajetória científica não é fácil. Não se sintam envergonhados e nem intimidados por estarem apresentando a pesquisa de vocês. É um conhecimento produzido por vocês”, incentivou. A Profa. Dra. Sandra Bitencourt também enfatizou a relevância do evento e da Ciência. “Esse é um momento muito nobre no processo de ensino-aprendizagem, quando o aluno mobiliza seus conhecimentos teóricos para ajudar a explicar a visão de mundo dele, de determinados fenômenos. Ciência nada mais é que explicar o mundo. E estamos num momento em que é preciso fazer a afirmação disso: do valor da ciência e do conhecimento”, salienta.

leoFoto: Arquivo Pessoal

As docentes destacaram a qualidade das pesquisas e a disponibilidade dos alunos em partilharem os projetos. “Para nós, professores, é um orgulho muito grande poder dar a mão neste início de caminhada científica. Sintam-se orgulhosos de vocês!”, celebrou Maristela. Os estudantes apresentaram pesquisas sobre temas como percepção da realidade, branding, tecnologia, uso de dados, estratégias publicitárias e vegetarianismo/veganismo. Cada aluno teve 15 minutos para apresentação do trabalho e pode responder às perguntas de colegas e professores.

Confira os participantes da Mostra:

Vida longa à nova arena de informações: o Jornalismo no Twitter como produtor de realidade social - Juliane Lucca

Canal KondZilla: um estudo de branding no YouTube - Ana Flávia dos Santos

O Agro é Pop: a persuasão como estratégia na campanha da Rede Globo - Bruna Urbano

Formação em Data Science: um estudo sobre as competências para profissionais publicitários - Leonardo Barcellos

UX e Branding: O foco é o usuário - Victoria Motta

O uso do humor na Publicidade Funerária: a desconstrução da morte como tabu - Lisiane Lopes

A tendência da alimentação vegetariana e vegana em restaurantes hoteleiros: um estudo de caso comparativo no estado de São Paulo - Hellen Garcia

• m