Segunda temporada do Projeto Simplifica é entregue ao TJRS

simplifica2Foto: Apresentação Projeto Simplifica

Os acadêmicos da disciplina Estágio II, que enfatiza a Assessoria de Comunicação, ministrada pela Profa. Dra. Valéria Deluca, concluíram a segunda etapa do Projeto Simplifica. A atividade contempla uma parceria inédita entre o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e o curso de Jornalismo do IPA. A proposta foi dividida em duas etapas, com o objetivo de produzir conteúdos educativos, veiculados nas redes sociais do Tribunal.

Na primeira etapa, foram produzidos posts com a tradução de termos jurídicos habituais. A intenção foi contribuir com o esclarecimento do público, com conteúdos didáticos, para ampliar o relacionamento entre o Judiciário e a população gaúcha. No total, foram feitas dez postagens da série, que teve mais de 80 mil impressões e gerou mais de 5 mil engajamentos nas páginas oficiais do Facebook e Instagram do TJRS.

Para a segunda fase do projeto, os alunos produziram material que trata de Cidadania e dos Direitos e Deveres expressos na Constituição. Nesta etapa, serão abordados sete direitos e sete deveres do cidadão. A docente Valéria Deluca salienta que foi um desafio para ela e para os alunos, produzir os materiais, considerando que o semestre aconteceu de forma on-line, devido à pandemia. “O fato de não nos encontrarmos presencialmente, para discutirmos e chegarmos aos termos finais da campanha, aumentou nosso comprometimento e preocupação com a qualidade do que estava sendo entregue. Chegamos ao final, satisfeitos com o resultado e ansiosos para saber como a população gaúcha vai reagir ao conteúdo. Tenho certeza que será uma reação positiva”.

Segundo o Prof. Dr. Fabio Berti, docente do curso e coordenador do Núcleo de Comunicação Digital e Convergência Midiática do TJRS, a parceria oportuniza o contato direto dos alunos com mercado. “Essa iniciativa segue a tradição do Jornalismo do IPA de estar sempre em contato com o mercado de trabalho por meio das melhores parcerias”, afirma.