· · ·

Enade

Comunicação Social do IPA inicia circuito Enade

{youtube}

{/youtube}

Durante o semestre e até 22 de novembro, quando acontece o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), os cursos de Comunicação Social do IPA vão promover uma série de atividades a fim de auxiliar os alunos a obter uma boa nota na prova. Na noite de segunda-feira (17.08), este circuito começou por meio de uma palestra realizada pelo professor André Kohl, coordenador do curso de Administração do IPA e especialista em Enade. Fique atento, aluno, pois está aberta a temporada de #partiuEnade.

No encontro, estiveram presentes docentes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, bem como cerca de 50 alunos que vão participar do exame de 2015. O professor André iniciou sua explanação criticando a ‘Lei do Esforço Mínimo’, isto é, obter os melhores resultados sem grandes envolvimentos. Para ele, o mapa do esforço de cada um deve ser retilíneo: manter um padrão de estudos e estar sempre atualizado nos assuntos do curso escolhido. “Se o gráfico do teu desempenho for uma reta, você terá um aumento de produtividade”, analisa.

No Enade, André alerta para que os alunos interpretem com cuidado os enunciados das perguntas. “O segredo da questão está no comando”, avisa. Inúmeras vezes, erros ocorrem por falta de atenção. A solução, para ele, é ler e reler, avaliar as informações oferecidas. Seguindo essa lógica, o acadêmico aumenta suas chances de obter uma boa pontuação. Nas questões discursivas, letra legível é fundamental. “Se os avaliadores não conseguirem ler, está errado”, informa. Outro aspecto é o senso comum. Algumas alternativas vão parecer certas, em razão de um consenso da sociedade. Não se engane, pois o enunciado pede apenas uma resposta.

DSC00608Foto de Gabriel Guidotti

André considera a prova do Enade relativamente fácil. Algumas perguntas, entretanto, apresentam maior complexidade. “Reflitam, pensem. Às vezes a resposta está na própria questão”, explicou. Orientou os alunos a atentarem a gráficos, gravuras, mapas, tabelas, etc, pois, segundo ele, há muitas informações em tais desenhos. Concluiu afirmando que o Enade é uma grande oportunidade, pois exige uma atualização constante das instituições de ensino, sobretudo dos professores, além de permitir aos estudantes uma autocrítica sobre os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

 

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação. Neste ano, estudantes dos seguintes cursos vão ser avaliados: bacharel em Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social (Jornalismo); Comunicação Social (Publicidade e Propaganda); Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Teologia e Turismo.

Fique atento aos canais de comunicação de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Em breve, uma série de conteúdos sobre o Enade vai ser publicada a fim de auxiliar você, estudante.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

· · ·