Semana Acadêmica

Novas tendências da comunicação

MG 7501Novas tendências marcam o primeiro dia da programação oficial. Foto de Moisés Machado

A forte chuva que caiu na noite da última quarta-feira (21/10), não foi motivo para afastar os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda das oficinas e palestras da Semana Acadêmica Lifestyle na Comunicação, que comemora os 10 anos da Comunicação Social do IPA.

Drones

DSCF2404Foto de Pedro Borges

O contato com os drones, uma das novidades na área da Comunicação, foi a primeira atividade ofertada aos acadêmicos na Semana Acadêmica. A oficina, ministrada pelos profissionais Malcoln Marques, Rafael Ritter e Alexandre Costa, da empresa FlyWare, mostrou aos estudantes e professores como o mercado audiovisual está se transformando com o crescimento deste equipamentos e novas tecnologias. “O Drone é uma nova realidade. A partir do momento em que os drones forem regulamentados, certamente teremos mais campos de trabalho como o piloto de drone e o cinegrafista ou fotojornalista de drone” ressaltou Malcoln Marques.

Rotina da Rádio Gaúcha

MG 7491Foto de Caroline Riet

Por uma iniciativa do DACS, os alunos receberam a visita de uma dupla de profissionais da Rádio Gaúcha: Voltaire Santos e Julia Finamor. Ambos conversaram sobre suas trajetórias, debateram sobre as perspectivas do mercado e relataram algumas experiências vividas dentro do jornalismo.

Voltaire explicou como funcionam as metas para atingir o público com o rádio e as redes sociais: “Na verdade temos metas. A principal é atingir o maior número de pessoas: o ouvinte que acessa o site, quem segue no twitter, no facebook e no instagram. Para o twitter, temos sempre que estar no trendtopics em Porto Alegre e no Brasil. Já no Facebook temos que ter sempre 10 mil visualizações.

Uma das dicas da Repórter Júlia Finamor foi em relação ao mercado de trabalho. Ao contar a sua trajetória, falou que sempre quis trabalhar em veículo e fez isso desde cedo. ¨Quem quer trabalhar em veículo tem que entrar cedo, desde os primeiros semestres. Hoje em dia, o mercado não contrata quem não tem experiência”.

Fotografia pinhole

MG 7415 Foto de Caroline Riet

Na oficina de fotografia, o fotojornalista Jorge Aguiar falou sobre a carreira profissional, em geral, além de fazer referências ao seu trabalho. Um dos projetos do fotógrafo está exposto no saguão do Prédio A. Trata-se da exposição “Um Mergulho no Inferno”.

Aguiar é conhecido pelo seu trabalho voltado aos projetos de inclusão social que envolvem a foto na lata. Ele trouxe para a oficina alguns conhecimentos técnicos sobre fotografia pin-hole, desde a montagem do material utilizado e a captura de imagens, até o processo de revelação.

MG 7405Foto de Caroline Riet

A oficina de Marketing ministrada, por Jessica Oliveira abordou a importância das empresas entenderem os novos estilos de vida e comportamento dos consumidores, para aproximarem suas marcas e ficarem em sintonia. Ela ressaltou a importância das empresas trabalharem em um posicionamento bem definido para não confundir as os públicos. Jéssica ainda apresentou cases da Natura e da Zenvia, uma start up em que ela hoje atua.

Ferramentas de criação

MG 7479Foto de Caroline Riet

A oficina de Ferramentas criativas foi ministrada pelo publicitário da Agência Matriz, David dos Santos, que se dedica à área do designer há mais de dez anos.
A estudante do curso de Publicidade e Propaganda, do IPA, Jéssyca Remião, nos conta que quando foi fazer a oficina, ainda não tinha idéia o do que eram as ferramentas criativas. “Fiquei me perguntando o que eram as tais ferramentas criativas. E a primeira coisa que me veio na cabeça, foram os pacotes de adobe, photoshop, illustrator... Na verdade, me surpreendi bastante. Nós não mexemos em softwares. E as ferramentas criativas das quais ele veio falar foram: observação, inovação, superação”.

O designer também deu umas dicas de como não adiar as tarefas ou de executá-las com pressa. Também deu destaque à necessidade de criatividade.
E a acadêmica Jéssica resumiu sua opinião sobre a oficina: “Foi muito boa! Tudo o que falou foi muito bom enriquecedor”.

Audiovisual

MG 7368Foto de Caroline Riet

Na oficina de audiovisual, o estudante de Publicidade & Propaganda, do IPA, Tiago Konrath destacou as possibilidades de empreender. Konrath tem três pequenas empresas que estão ligadas ao audiovisual. O estudante também mostrou seu equipamento e um “kit básico”. Ele salientou a importância de ser criativo no que diz respeito aos equipamento. “Se houver falta de recursos financeiros, podem-se criar instrumentos para driblar as adversidades”.

Participante da oficina, a professora Maria Lucia Patta Melão elogiou as colocações do convidado: “Achei muito pertinentes as colocações do Tiago, no sentido de orientar e como cativar os contatos fazendo um bom trabalho”.