Enade

‘O diferencial dos melhores’

Motivacional 1Na reta final de preparação para o ENADE. Foto de Athílio Zanon

Dando prosseguimento ao circuito Enade no IPA, os estudantes que prestarão a prova em 22 de novembro participaram, na terça-feira (20.10), de uma palestra na Unidade Central com o administrador Francisco Kieling Lumertz, sócio-proprietário da Selcon-RH (Consultoria em recursos humanos).

Com larga experiência no mercado, o convidado compartilhou seu conhecimento sobre gestão de pessoas e estimulou os presentes a buscarem uma boa nota no exame. De forma lúdica, o palestrante arrancou risadas com um estilo mirabolante e inquieto. Questionou a plateia com uma pergunta retórica: “o que todo mundo quer?”. Ele mesmo respondeu. “Crescer, ganhar dinheiro, comprar uma casa na praia, ser feliz”. Na visão de Kieling, a dificuldade de fazer as coisas acontecerem está de acordo com as expectativas futuras das pessoas. Essa batalha é de cada um. A empresas, por sua vez, querem os melhores.

Citou o exemplo do desenho humorístico ‘Os Simpsons’, que já está há 25 anos no ar. “Por que todo mundo gosta desse desenho? Porque todo mundo se identifica com ele”. Para Kieling, o mercado atua de forma semelhante. Com informações cada vez mais acessíveis por meio da rede, as empresas vão traçando perfis que possam contribuir ao seu propósito. Em outras palavras, os dirigentes vão “se impressionando” com o que veem através do esforço de quem é e de quem quer ser contratado.

O profissional precisa levar em conta tudo que aprendeu e estar sempre buscando qualificação, enfatiza Kieling. É preciso questionar aonde se quer chegar. “As tuas decisões correspondem a uma lógica. O grande processo de evolução consiste em encadear etapas”, explica. O mercado atual é competitivo. Há dificuldade de conseguir empregos, problemas éticos, etc. Em suma, a realidade atual é hostil, o que exige, na opinião do administrador, uma preparação ainda maior.

Kieling destaca que as empresas, nos processos de seleção, querem candidatos que se ‘exponham’, isto é, além de testar conhecimento, saber se a pessoa consegue se adaptar ao ritmo de trabalho. A respeito do Enade, os estudantes deverão se expor por meio da tomada de uma decisão. “Prova no dia de um Grenal? Prova de várias horas de duração num domingo? O mercado mede essa sua capacidade de entrega pelo objetivo”, conclui.

Motivacional 2Foto de Athílio Zanon