Rádio

Rádio Guaíba realiza oficina para estudantes

oficina11Foto: Divulgação/Rádio Guaíba

Há 15 anos a Oficina de Jornalismo da Rádio Guaíba oferece , no decorrer da Feira do Livro de Porto Alegre, a prática de rádio para universitários da área de Comunicação. Nesta edição, entre os dias 9 e 14 de novembro, dez estudantes participaram das atividades, mediante a doação individual de dois livros infantis. A instituição levará as doações para uma escola no Bairro Arquipélago, localizado na Ilha da Pintada, recentemente atingida pelas chuvas que causaram estragos em todo Estado.

A coordenadora da Oficina de Jornalismo, Sinara Félix, explicou a importância das doações: “A gente pensou muito no papel social do jornalista, que é base de tudo. Hoje em dia, existe uma glamourização do jornalismo, e queremos desmistificar isso”. E justificou a doação: “A escola que foi escolhida perdeu todos os livros na enchente. E isso é o inicio para retomar o sonho dessas crianças. Por isso mobilizamos os participantes das oficinas” .

A atividade prática da Rádio Guaíba, que ocorre de forma concomitante com as oficinas da TV Record e Correio do Povo, tem, além do compromisso com o bom jornalismo aos ouvintes, a importante tarefa educacional de aproximar os estudantes do mercado de trabalho e das redações dos veículos. De acordo com Sinara, “Isso faz com que os estudantes vivenciem o jornalismo na prática, inclusive com os percalços comuns no dia a dia da reportagem”. E conclui: “Esse é um mundo absolutamente fascinante, e acho que cumprimos o papel quando devolvemos um estudante melhor para as universidades, um estudante mais motivado e com vontade de inovar”.

Durante as atividades, os estudantes tiveram contato com os profissionais do Grupo Record de Comunicação. Entre eles: o gerente geral, Nando Gross; o narrador esportivo, Marco Antônio Pereira, o professor e editorialista do Correio do Povo, Landro Oviedo; os repórteres Eduardo Paganela e Samantha Klein; a dupla do esporte Geison Lisboa e Alemão Volnistzei, além dos apresentadores da emissora, Carlos Guimarães e Ananda Müller.

Também foram realizadas oficinas com um grupo de fonoaudiólogos do Centro Universitário Metodista IPA, liderados pela professora do curso de Fonoaudiologia, Cristina Moreira, que ensinaram como manter a higiene das cordas vocais, preservando assim, a voz do profissional.

oficina5Foto: Divulgação/Rádio Guaíba