UAM

UAM encerra o ano em grande estilo!

MG 0519 2Foto de Moisés Machado

O pensamento do escritor e poeta norte-americano Herman Melville, “Saber envelhecer é a obra-prima da sabedoria e um dos capítulos mais difíceis na grande arte de viver”, revela um dos grandes objetivos da Universidade do Adulto Maior (UAM) que, na última quinta-feira (4/12), encerrou o semestre letivo. Com uma programação repleta de atrações, os alunos mostraram que, além de construírem suas vidas com sabedoria, também são artistas de muitas obras-primas.

Com risos emocionados e alegria à flor da pele, os alunos da UAM exibiram os trabalhos realizados no segundo semestre e encerraram 2015/2. Na expectativa das apresentações artísticas programadas para serem exibidas ao longo da tarde, eles lotaram o Auditório da Biblioteca, no evento organizado pela professora e coordenadora da UAM Rosane Papaléo.

Na abertura, a Pastoral do IPA, representada pela pastora Joziane Silvério, ressaltou a importância do Natal e desejou a todos um Ano Novo com muitas alegrias. Em nome da reitoria, o mestre Roberto Nogueira ressaltou a importância da UAM e, em especial, a convivência que se estabelece entre seus integrantes.

As apresentações iniciaram com a poesia “Seiva de vida e paz”, interpretada pelo aluno Alorino Kuse, e o Coral da Sogipa, que sempre prestigia os eventos da UAM. Na sequência, os alunos da disciplina de Informática, sob a coordenação da professora Isabel Cristina Azeredo, mostraram suas habilidades na montagem de power points, entre outras técnicas aprendidas.

Já na disciplina de Leitura, Literatura e Rádio, os alunos entoaram um poema de cordel, composição coletiva, acompanhada de instrumentos de percussão, e deram uma palhinha das suas produções em rádio, que vão ao no programa ‘UAM em foco’. A disciplina, sob a coordenação das professoras Claudia Rahal, Lisete Ghiggi e Maristela Franco, encerrou sua apresentação com o a exposição do conteúdo on line do blog da disciplina:

E a tarde seguiu repleta de outras atrações que animaram os presentes com muita música e apresentações diversas. A UAM encerrou o ano com uma Mostra Fotográfica, produzida na disciplina de Fotografia, sob a coordenação do professor Cristiano Cunha, que pode ser apreciada no hall do prédio A.

E quando o tema é a internet e as redes sociais, como ressalta a coordenadora, “A UAM bombou neste ano”, pois além do blog, os alunos passaram a contar com uma página no Facebook, onde estão registradas as suas principais atividades. E o Multiverso IPA, em sua nova plataforma, segue contemplando, com uma editoria especial, a divulgação da Universidade do Adulto Maior.

UAM, uma segunda casa

Os Programas de Universidade Aberta para o Idoso, surgiram na França, na década de 1960, a partir de uma proposta inovadora, ao demonstrar a preocupação das Universidades com Educação Permanente. No Centro Universitário Metodista IPA o projeto existe desde 2003 e tem sido a segunda casa para os alunos, como destaca o aposentado Antônio Vial, 84 anos. “A UAM é minha segunda família. É, onde me sinto muito bem à vontade, por todas as amizades que construí aqui”, disse.

A coordenadora do curso Rosane Papaléo, destaca a entrega dos alunos aos projetos realizados. “Trabalhar com eles, é uma satisfação, pelo envolvimento, pela doação. O retorno que eles nos dão é muito positivo”, declarou.

Na UAM, ensinar também é aprender. E como relata a professora Cláudia Rahal, “Os alunos enxergam a vida com mais energia, força, e cada aula parece única. Com eles aprendi a ver da vida o lado bom e viver melhor”, relembra a professora da disciplina de Leitura, literatura e Rádio.

“Lembrar que nas quartas-feiras vou encontrar com uma turma que sabe o que quer e prestigia o trabalho dos professores, não tem preço!”, conta a professora Lisete Ghiggi, que transita entre as aulas de Literatura e de Rádio. “Felicidade é pouco quando a aula encerra com uma salva de palmas, que surge no grupo com total sinceridade”.

Matrículas para 2016

As aulas encerraram e o novo semestre já começa a ser construído.Em 2016, para quem tiver interesse de ingressar, as inscrições e matrículas já estão abertas.
Os alunos novos necessitam preencher a ficha de cadastro e devem fazer contato com a Coordenação do Programa, através do telefone 3316-1260, no turno da tarde.

Fotos de Moisés Machado

• MG 0436-