Moda

Luxo e glamour na “Arena” do prédio C

MG 0855Foto de Moisés Machado

Mais uma vez o Curso de Design de Moda promoveu uma noite para guardar na memória de todos os alunos do Campus Central, na noite da quinta-feira (03/11). O ambiente escolhido, o pátio do Prédio C, parece ter sido planejado para receber o desfile e colaborou para que o evento fosse um sucesso.

Após sair do Campus DC Navegantes, onde o curso é realizado, o desfile é realizado pela segunda vez nas dependências do Prédio C que, com uma estrutura de arena, foi um dos personagens para o sucesso do desfile. Debruçados sobre os gradis, centenas de alunos, do solo ao alto do terceiro andar do prédio, assistiam encantados ao espetáculo, que colocou em evidência as produções das futuras designers de moda: Camila Bizarro, Martha Brenner, Michelle Spaniol, Suelen Andrade, Eduarda Galvani, Liege Berti e Daniele Halal. Cada uma apresentou três look's que tiveram as mais variadas inspirações.

O coordenador do curso Cristiano Cunha destacou os objetivos do projeto. "Para o IPA é importante por que integra as unidades (DC e Central). E, para as alunas é a otimização de todo o aprendizado desta disciplina”, disse.

Inspirações na passarela

Michele Spaniol, definiu a moda como um movimento que vai além do movimento social e político e destacou que moda é atitude. “A moda é muito particular e vai muito de como cada um se posiciona”, disse a estudante que apresentou a coleção inspirada na Tropicália, movimento cultural ocorrido na década de 60 e 70 no Brasil.

A aluna Danielle Halal demonstrou satisfação plena com o sucesso do evento. Com o tema "Capadócia” seus três look’s trouxeram uma infinidade de fendas, assimetrias e cores fortes como coral e turquesa, todos desenvolvidos para a marca Animale.

Quem também sorria pelos corredores da “arena” era Martha Brenner. Ela definiu o sucesso do desfile em uma palavra: orgulho. “Este é um trabalho onde tu precisa ter feito todas as principais disciplinas, para que tu possas entender todos os processos de criação de uma coleção como modelagem, desenho técnico, planejamento de coleção, entre outros”, disse Martha que inspirou sua coleção na lapidação de pedras preciosas.

O desfile foi resultado da disciplina Projeto de Coleção, do 5º semestre. Segundo o coordenador do curso, Cristiano Cunha, o projeto utiliza uma metodologia projetual de pesquisa. “Elas elegem uma marca nacional ou internacional e, utilizando a metodologia, realizam uma série de etapas como: análise do público alvo, DNA da marca, posicionamento de mercado e pesquisa das últimas 4 últimas coleções bem como de 3 concorrentes. Após estas etapas. É escolhido um tema e um painel temático, utilizado como referência formal para modelagem, estampas e demais texturas e de cor. São desenvolvidos vinte looks apresentados em croquis e destes, três são confeccionados”, destacou Cristiano.

Fotos de Moisés Machado

• MG