Estudantes de turismo e a qualificação permanente

livro

O curso de Turismo do Centro Universitário Metodista – IPA chega aos 15 anos de existência com uma personalidade marcante. Além da formação de profissionais para o mercado de trabalho em um setor sempre movimentado, está atento à dinâmica de uma área do conhecimento que se fortalece. Nos últimos dois anos, foram lançados dois livros como resultado da alta qualidade dos artigos acadêmicos produzidos por alunos e professores, e da repercussão do Seminário Latinoamericano de Turismo, sediado anualmente pelo IPA. O coordenador do curso, professor Guilherme Bridi, destaca a recente publicação sobre Turismo Criativo como “a primeira do país nesse segmento”.

Outro reflexo desse momento de expansão do curso é o ingresso de alunos egressos em programas de pós-graduação, sempre incentivados pelo coordenador e equipe docente. A aluna Jéssica Nunes de Oliveira foi recentemente aprovada no Mestrado em Desenvolvimento Regional da UNISC. A acadêmica comemora o novo passo na formação e já projeta o futuro: “após a minha formação no mestrado, pretendo trabalhar com planejamento turístico com enfoque em desenvolvimento regional, mas também gostaria de seguir na vida acadêmica e dar aulas”. Jéssica destaca a influência positiva do curso de Turismo do IPA na sua escolha. “Os professores foram grandes incentivadores para a construção e publicação de artigos, e essas experiências foram primordiais para a minha decisão em cursar o mestrado”, revela.

A aluna egressa Marcelle Quadros Peccin concluiu em 2015 o Mestrado em Engenharia de Transportes na UFRJ. Ela concorda que o incentivo para vencer essa etapa iniciou ainda na graduação. “Com a elaboração do trabalho de conclusão do curso, ganhei a oportunidade de realizar este mestrado. No IPA, desenvolvi minha identificação com a área de transportes, onde pude me especializar”, afirma.