Multiverso IPA participa do 6º Colóquio de Agências Experimentais

12721940 760452924089961 186943456 nFoto de Agência Famecos

Coordenadores, professores e estagiários de agências experimentais de universidades do Rio Grande do Sul estiveram presentes no 6º Colóquio de Agências Experimentais. O evento possibilitou a troca de experiências e promoveu o debate sobre a importância das agências experimentais na formação dos futuros profissionais da área.

As agências experimentais nos cursos de Comunicação são uma obrigação legal, prevista em lei. Mas, mais do que isso, tornam-se um espaço de interação entre alunos e professores, onde a teoria e a prática se encontram de fato. “Os cursos de Comunicação do IPA, além de atender à legislação, criam uma atmosfera de conexão entre o aluno e a prática de mercado. No Multiverso, isto acontece na perspectiva da Comunicação Integrada, uma tendência na área”, explica a coordenadora dos Laboratórios de Comunicação do IPA, professora Valéria Deluca.

Segundo a coordenadora da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda do IPA (Aeipa), Marsitela Franco, houve um compartilhamento de conhecimentos no que se refere à operação e gestão de laboratórios experimentais. Conforme a professora, integrar todas as áreas é uma tendência de mercado. “Percebemos que o nosso formato de atuação está sendo encarado como uma mudança necessária para todas as Agências Experimentais”, revela.

Durante o Colóquio, foi realizada uma visita guiada ao Espaço Experiência, onde os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido na agência experimental da Famecos. O evento promoveu, ainda, um momento de reflexão entre os alunos que atuam em agências experimentais. Os professores também se reuniram para discutir os novos desafios das agências. O encerramento contou com uma mesa redonda, com a presença dos estudantes e professores para discutir o tema: “o que a agência experimental mudou na vida dos alunos e qual a expectativa para o futuro”.

O evento foi sediado pela PUCS, na última sexta-feira (18). Pela primeira vez no evento, o Centro Universitário IPA esteve representado. Contou com a presença das professoras, Dra. Valéria Deluca e Ms. Maristela Franco, e do estudante de Jornalismo, Giovani Gafforelli. Participaram do evento representantes de 10 universidades gaúchas, que confirmaram presença na próxima edição do Colóquio, prevista para abril de 2017, na Unisinos Porto Alegre.