Geral

Alunos do Programa Cidadania e Talento.com participam de oficinas sobre Comunicação

MG 4132Foto: Bruno FunkCapacitar jovens para o mercado de trabalho é a ideia principal do Projeto Cidadania e Talento.com, desenvolvido pelo CIEE. O curso de Jornalismo do IPA é parceiro dessa iniciativa. Na quinta e sexta-feira (07 e 08), a equipe do Multiverso, coordenados pela Profa. Dra. Valéria Deluca e Prof. Dr. Fabio Berti, receberam os alunos de mais uma etapa projeto. Foram ministradas oficinas nos laboratórios de Áudio e TV.

As atividades integram o módulo Comunicação Eficaz, que compõe a grade de conteúdos desenvolvidos pelo programa. A finalidade das atividades desenvolvidas no IPA é, através das ferramentas oferecidas, mostrar que apenas com o celular ou pequenas câmeras e o uso da internet, é possível produzir um conteúdo relevante para a comunidade, exercendo a cidadania. Isto pode acontecer através de um registo fotográfico de um problema no bairro ou filmando um acontecimento que pode se transformar em notícia nos meios de comunicação de massa. O destaque fica para o uso consciente da tecnologia e a iniciativa de cada um.

A coordenadora pedagógica do programa, Renata Correia, complementa destacando que o foco desta etapa é fazer, também, com que os alunos percam a timidez normal à idade, aprendam a se comunicar melhor entre eles, além de entender a importância da Comunicação Social em suas vidas.

Uma tarde de novas experiências e vivências

No Laboratório de Áudio, os alunos do programa participaram de uma mesa redonda sobre variados assuntos. Divididos e grupos, definiram um tema e discutiram a pauta em um programa de rádio, que eles intitularam Conexão CIEE-IPA, com a mediação do aluno de Jornalismo, Moisés Machado. No estúdio do Laboratório de TV, recebem câmeras para conhecerem e filmarem o campus da Unidade Central IPA. Todo o material produzido pelos alunos será editado pela equipe Multiverso e disponibilizado para a coordenação do programa.

A coordenadora do Multiverso, Profa. Dra. Valéria Deluca, destaca a nobre função da Comunicação Social junto à sociedade e salienta a importância consciente da internet e suas oportunidades. “Entender sobre Comunicação é fundamental para estes jovens que vivem em um mundo mediado pela internet. Mas, para usufruir de todas essas possibilidades é preciso discernimento para escolher entre o que vale realmente a pena e o que deve ser descartado.

O coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Dr. Fabio Berti, por sua vez, enaltece a possibilidade dos alunos de Comunicação do IPA vivenciarem a extensão universitária durante sua formação acadêmica. "Tão importante quanto oferecer nossa infraestrutura e ampla experiência em Comunicação Social ao público do programa, é poder proporcionar aos nossos estudantes uma nobre atividade de extensão universitária. Conviver com as diferenças sociais e compreender a relevância da comunicação comunitária é um exercício fundamental".

Durante o ano, estão previstas a presença de mais três turmas do Programa Cidadania e Talento.com no IPA. As oficinas acontecem em junho, setembro e novembro.

Confere a galeria de fotos produzidas pela equipe Multiverso (Luiz Guilherme Faleiro, Bruno Funk e Gregory Alvanoz).

• FALEIRO
  • GregoryAlvanoz