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Geral

Comunicação não violenta se torna uma alterativa para a solução de conflitos no ambiente de trabalho

Foto: Luiz Guilherme Faleiro

A palestra ‘Resolução de Conflitos: como as relações interpessoais podem melhorar o rendimento no trabalho’ apresentou, por meios dinâmicos, experimentações e vivências, a ideia da comunicação não violenta. Este é um importante conceito trabalhado para promover um rendimento otimizado nos ambientes de trabalho. O Multiverso participou do evento e conta como a comunicação está sendo entendida como estratégia na gestão das organizações.

Ministrada por Leon Goledziner e Rafael Korman, a palestra propôs que os participantes resolvessem algumas situações do cotidiano, em atividades realizadas em grupo. As situações apresentadas traziam na essência a ideia de comunicação violenta. Depois que os grupos resolveram os conflitos, os palestrantes apresentaram as mesmas situações solucionadas a partir da proposta de comunicação não violenta.

A palestra é uma parceria entre o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o objetivo de contribuir na formação de profissionais éticos e cidadãos. Surge de um treinamento que está sendo utilizado em empresas, como o Hotel Plaza e a Pizza Hut, na resolução de conflitos que surgem no dia a dia destas empresas. Parte-se da ideia que os conflitos atrapalham o rendimento das equipes.

 

Comunicação não violenta na resolução de conflitos

Nos estudos de Marshall Rosemberg, autor que desenvolveu o conceito de comunicação não violenta, é feito um trabalho de resgate das origens da violência. Busca entender os motivos para que se tenha estabelecido uma cultura de violência nas relações interpessoais e como isso foi se enraizando no ser humano e na sociedade em geral.

Leon afirma que a temática da comunicação não violenta vem crescendo de popularidade em um curto espaço de tempo. “Marshall Rosemberg escreve praticamente um manual de como tu podes te comunicar”, destaca o palestrante. Como as empresas buscam, cada vez mais, aproveitar o tempo e, principalmente, aumentar o rendimento de seus colaboradores, o ‘manual’ se torna uma alternativa para encontrar saídas e resoluções de conflitos, através de uma comunicação otimizada entre os funcionários.

Entre as técnicas propostas por Rosemberg, também usadas e apresentadas na palestra, existem os quatro passos a serem seguidos na busca de uma comunicação ideal. São eles: observar sem julgar, expressar os sentimentos, reconhecer as necessidades e pedir apoio. “Cada um desses passos pode ser explorado infinitamente. Todavia, cabe destacar que exigem treinamento. Não basta saber da existência deles, é preciso amadurecimento e vivência”, diz Leon.

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