Festeja Hamburgo Velho Resgata Cultura Alemã em Novo Hamburgo

MG 2812Foto: Luiz Guilherme Faleiro

Arte, gastronomia, cerveja artesanal, música e dança foram destaques na 2ª Festeja Hamburgo Velho. Em comemoração aos 89 anos da emancipação de Novo Hamburgo, o evento foi realizado na Praça Monsenhor Edmundo Backes, mais conhecida como Praça da Matriz. O Multiverso mergulhou neste universo da cultura alemã, na perspectiva de um hamburguense. Aluno do curso de Jornalismo do IPA, Luiz Guilherme Faleiro mora em Novo Hamburgo e conta como foi este dia de festa e alegria.

Promovendo a economia solidária e a preservação do histórico Hamburgo Velho, o evento teve início com a Feira dos Artesãos de Novo Hamburgo, e com a abertura das bancas de gastronomia e de cervejarias artesanais locais. Destaques para a presença das cervejarias homebrew (feitas em casa) Rübe Beer e Alce Bier, para a banca de sucos e nova aposta gastronômica do Pubis, Casa Da Terra, e para a Kombi azul da Cacau & Leite Brigaderia.

vai Foto KombiFoto: Luiz Guilherme Faleiro

A primeira apresentação musical ficou por conta do músico David Bissigo Ricco, que fez um misto de voz e violão tocando versões próprias de covers, como a mistura entre o “Canto Alegretense” (letra) e “É preciso saber viver” (ritmo), do Titãs. A apresentação da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, intitulada Novo Hamburgo Blaskapelle, resgatou parte da cultura alemã ao trazer as músicas e vestimentas típicas dos “poucos imigrantes vindos lá do fim do mar”, como exalta Délcio Tavares, na letra do hino da cidade.

Luca Boni, de 13 anos, fez uma apresentação acústica de covers de bandas como Rolling Stones, Pink Floyd e Jimi Hendrix, dando uma palinha do cenário rock’n’roll que se mantem vivo no Campus 3 Rock Bar e nos bares da Pedro Adams Filho. Após, o grupo O Choro é Livre trouxe o melhor do chorinho e do samba em geral.

vai blaskapelle 1Foto: Luiz Guilherme Faleiro

Em festa alemã, não pode faltar o chope. O concurso de chope em metro trouxe alegria para os festivos. A competição teve duas categorias, masculina e feminina. O fim da disputa foi inusitado, pois ambos os vencedores foram desclassificados por babar o chope na camiseta. Mas, o que vale é a festa e eles acabaram ganhando outro caneco de chope como prêmio. Após, houve a caminhada turística e cultural pelo Hamburgo Velho, organizada pela Sedetur.

Para fazer a famosa piadinha do ‘chope-e-dança’ (leia em voz alta), do alemonzedo, as meninas da escola de dança Solare fizeram uma apresentação de balé. Em seguida, a proprietária da escola fez uma demonstração de dança exotérica, executando uma performance de dança do ventre, equilibrando uma espada na cabeça.

vai danca adulta 2Foto: Luiz Guilherme Faleiro

A escritora Liliane Greuner esteve na banca de troca de livros, com a obra infantil “O rei que queria tudo”. Por fim, a equipe de muay thai Monstros do Combate fez uma demonstração da luta e explicou os princípios da arte marcial.

O evento é um momento ímpar, uma oportunidade de resgatar, transmitir e preservar a rica herança cultural deixada no histórico bairro do Hamburgo Velho. A realização é uma iniciativa de empreendedores locais, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo (SECULT), em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Tecnológico, Trabalho e Turismo (SEDETUR).

• VAI---BANCA-RUBE-BIER
  • vai---banca-bruschettas