Noite dos Museus movimenta a cultura em Porto Alegre

IMG 5382 Bianca BuenoFoto: Bianca Bueno

O evento Noite dos Museus promoveu um circuito de visitação a oitos espaços culturais em Porto Alegre. Foram realizadas exposições e apresentações musicais, conforme a temática de cada local. O Noite dos Museus teve a curadoria do historiador e arqueólogo da UFRGS Francisco Marshall e foi inspirado no Lange nacht Der Museen, em tradução livre A longa Noite dos Museus, que acontece há 19 anos em Berlim, na Alemanha. O Multiverso esteve no Planetário Professor José Baptista Pereira, um dos lugares do circuito e conferiu as atrações e o que as pessoas acharam do evento.

O Planetário Professor José Baptista Pereira, localizado na Avenida Ipiranga, trouxe a temática das constelações e conjuntos musicais. Foram reunidas pessoas de todas idades. Com um público de visitantes maior que o normal, uma fila para a sala de projeções se estendia em torno do prédio. Foram exibidas sessões do programa O Caminho das Estrelas, que conta a história de Iuri Gagarin, o primeiro homem a viajar no espaço. A projeção cobre o teto arredondado da sala com uma representação do céu à noite.

O espaço com as exposições mostrou a história e curiosidades sobre os planetas do Sistema Solar e a Via Láctea. O local permaneceu lotado a noite inteira, principalmente na hora das apresentações musicais, quando as luzes dentro do espaço eram desligadas e as pessoas se reuniam próximas ao artista.

Fernando Cordella (cravo) e Cintia de Los Santos (soprano) se apresentaram às 20h e o guitarrista Nicolas Polidoro se apresentou às 21h30. A professora de Educação Física e personal trainer Ana Paula Ribeiro foi ao evento para prestigiar o show de Nicolas e para relembrar o local que costumava visitar quando era criança. Ela nota que o Planetário mudou bastante e está mais moderno. A última apresentação musical da noite foi o grupo de jazz Marmotta, muito aplaudida pelo público.

As visitas aos espaços culturais tiveram o apoio de estudantes da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da UFRGS. A estudante de Ciências Sociais da UFRGS Sofia Sanvicente Nazário era uma das monitoras no Planetário e conta que ficou feliz com a recepção e interesse dos portoalegrenses pela cultura. Ela estava no MARGS no início da noite e conta que o local também estava lotado. A farmacêutica Gian Carla Weirich presenciou o mesmo na Fundação Iberê Camargo, local que visitou antes de ir no Planetário.

O aplicativo para smartphones Noite dos Museus trouxe informações sobre localização, exposição e grupos musicais de cada espaço. Também foram indicadas as linhas de ônibus municipais e a estação do serviço de aluguel de bicicletas BikePoa mais próximas. Assim, o visitante ficava informado sobre a programação e como se deslocar para o evento, integrando arte e mobilidade urbana.

O evento aberto para o público aconteceu no sábado (21) nos seguintes espaços culturais: Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Museu de Arte Contemporânea (MACRS), Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Museu da UFRGS, Memorial do Rio Grande do Sul, Planetário, Pinacoteca Ruben Berta e Fundação Iberê Camargo. Foi realizado pela RompeCabezas Entretenimento Produtora e financiado pela Secretaria da Cultura do Estado e o Pró-cultura RS.

Confira as fotos feitas pela equipe Multiverso no Planetário, MARGS e Memorial do Rio Grande do Sul.

Fotos: Bianca Bueno e Victória Cabreira