Jornalismo

Entrevista coletiva com Renata Gastal

CapaFoto: Ramiro Gasañol

A entrevista é algo que faz parte do cotidiano dos jornalistas. Precisa de muito exercício para desenvolver a técnica e a percepção dos profissionais da notícia. A disciplina de Introdução ao Jornalismo, ministrada pelo Prof. Dr. Fabio Berti, propôs um desafio aos alunos: participar de uma entrevista coletiva. A convidada foi Renata Gastal, gestora da Estagiar.

Além de praticar a arte da entrevista, eles aproveitaram para saber mais sobre o mercado de estágios. Os alunos esclareceram dúvidas e fizeram questionamentos sobre um assunto que está sempre em alta entre os estudantes.

Antes da entrevista, a turma se reuniu em aula para definir o nome do entrevistado, a pauta a ser tratada e como seria feita a abordagem. Cada aluno tinha direito a uma pergunta, sem réplica, e, de preferência, elas não poderiam se repetir. Essa proposta desafia os estudantes a fazer a produção da entrevista, desde o primeiro contato com o convidado até planejar e realizar as perguntas durante a entrevista.

O Prof. Dr. Fabio Berti comenta o motivo para a proposta. “Na disciplina de Introdução a Jornalismo, o aluno começa a ter contato com o vocabulário do Jornalismo. Um exercício importante é a entrevista”. Ele complementa salientando que este contato direto com a fonte é a forma principal para obtenção de informações.

Renata Gastal sanou dúvidas gerais dos alunos, como comentou Jhúlia Silveira, aluna de primeiro semestre. “Na entrevista, aprendi várias normas sobre os estágios que eu ainda não sabia”. Jhúlia complementa dizendo o que achou da experiência: “A coletiva foi muito interessante mesmo. A experiência de fazer parte de uma coletiva, como jornalista foi demais! Foi uma entrevista com muito conteúdo”.

Andreia Martins, aluna de segundo semestre, comentou que a entrevista foi boa também para que os alunos conhecessem e entendessem o lado da empresa integradora. “A gente viu que as empresas integradoras buscam sempre facilitar a relação entre o contratante e o contratado”, afirma a estudante.

Por sua vez, Caroline Maciel destacou que foi uma forma de unir o teórico e o prático. “A realização da entrevista coletiva foi muito importante, pois fez com que nós tivéssemos a prática, não só a teoria. Realizamos a pesquisa do tema, a preparação das perguntas até o momento da execução”.

A pluralidade de tópicos abordados pelos colegas foi ressaltada por Giulian Cavalli, aluno de terceiro semestre. “Os colegas trouxeram assuntos que por vezes recebem menos atenção, mas que tem igual importância” Giulian complementa lembrando que a experiência foi importante para vivenciar uma coletiva de imprensa. “Eu sou aluno de terceiro semestre e ainda não havia participado de uma coletiva”.