UAM

UAM recebe o poeta Alexandre Brito

MG 3764Foto: Moisés Machado

Na tarde de quarta-feira, dia 10, as professoras Cláudia Rahal e Lisete Ghiggi receberam a visita do poeta e letrista Alexandre Brito, na disciplina de Leitura, Literatura e Rádio, da Universidade do Adulto Maior (UAM), no Centro Universitário Metodista IPA. Junto aos alunos ele cantou, declamou e encantou com a sua alegria e vivacidade.

Dono de uma dicção perfeita é mestre em recitar poemas. Ele não somentedeclama, ele entusiasma com sua loquacidade erudita e lúdica. Tanto encanto causou em seu público que não faltou o convite da aluna para levá-­lo aos Estados Unidos com o intuito de apresentá–lo ao neto.

O poeta Alexandre contou um pouco da sua vida no tempo que morou no Castelo do Alto da Bronze, e relembrou a história do livro escrito pelo autor Juremir Machado, lido pela turma, p que fez com a turma participasse contando um pouco sobre seus personagens favoritos. Cada aluno relembrou as façanhas, fazendo os personagens ganhar vida em cada narração.

Modesto, falou que o seu trabalho é como outro qualquer. ̈Não mereço estar num pedestal. É claro que cada um tem o seu dom, o meu é brincar com as palavras e transformá-las em poesia”.

Alexandre relata que desde pequeno as palavras lhe exercem uma força estranha e o impulsionaram a buscar na faculdade de Filosofia uma compreensão maior para o fato. Somos seres lexosexuais, temos tesão nas palavras ou um prazer quase sexual com elas", define o poeta.

Na opinião da aluna da UAM  Lourdes Terezinha Alves, o maior prazer é trabalhar com o que se gosta e isso ela sentiu explicitamente em Alexandre. Já a aluna Rhea Moeller prefere dizer que Alexandre tem o dom de transformar as palavras em musicalidade.

O seu livro de poemas infantis, admirado por adultos, 'Poeta Desmiolado', como ele mesmo se auto intitula, consegue buscar dos escaninhos da alma humana uma sensibilidade a muito esquecida. É aquela pessoa que quando se vai deixa um rastro de saudade.

"Leitura, muita leitura", foi o conselho que o poeta deixou para a turma da UAM!

MG 3768Foto: Moisés Machado