· · ·

Geral

Professora do IPA apresenta artigo em evento de jornalismo científico

letFoto: Gabriel Guidotti

A professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do IPA, Letícia Carlan, participou do 10º Encontro Nacional de História Social da Mídia. O evento, ocorrido em Porto Alegre na semana passada, na sede da Fabico (UFRGS), contou com a presença de pesquisadores de diversos estados brasileiro e teve como tema: ‘A memória na era digital’. Letícia apresentou o trabalho ‘Cinejornalismo na era Vargas: ensinar ou doutrinar’.

A ideia para o artigo surgiu de uma inquietação pessoal a respeito do assunto. “Eu queria saber se esse cinejornalismo na era Vargas tinha intenção de criar identidade nacional ou propaganda ideológica”, explica Letícia. Vargas almejava uma doutrinação do povo. Ele era um estrategista e, pondera a professora, não teve receio de usar a comunicação a favor de seus interesses.

O conteúdo dos filmes do estadista – foram 127 produções – eram laudatórios. Mostravam Vargas beijando crianças, participando de ações sociais. Letícia enfatiza que essa imagem garantiu a ele a alcunha de ‘pai dos pobres’. Mas, além disso, também havia um caráter nacional. ‘Mostrar o Brasil para o brasileiro’, frisa, isto é, fazer o país ser conhecido por todos aqueles que viviam nele.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

· · ·