Voluntariado é cidadania

Christian Oliveira 1Foto: Christian Oliveira

Em um momento conturbado na história do país, em que a mobilização permanente da sociedade é fundamental na busca por dias melhores, jovens universitários dão exemplo de engajamento. No último fim de semana, Porto Alegre recebeu o maior evento esportivo do ano. O Campeonato Brasileiro de Karate reuniu no Gigantinho cerca de 1,5 mil atletas, técnicos e representantes de 14 federações, valendo vagas na equipe brasileira para o Panamericano do Equador, em agosto.

Desde a recepção a atletas e público, passando pelo apoio à arbitragem e à fisioterapia e chegando à comunicação oficial, o evento teve a participação fundamental de mais de cem estudantes e professores do Centro Universitário Metodista – IPA. O voluntariado já não é novidade para a instituição, que desempenhou o papel no Mundial Master de Atletismo, em 2013, no Mundial de Corrida de Orientação, em 2014, e na Copa do Mundo de futebol realizada no Brasil.

Para o aluno de Jornalismo Giulian Cavalli, 25 anos, é uma excelente oportunidade de aprendizado da profissão, mas uma imensa responsabilidade. “Aprendemos a trabalhar em equipe para a fazer um grande evento e divulgar nossa cidade. Queremos muitos outros assim”, relata. Com a realização da Confederação Brasileira de Karatê. Federação Gaúcha de Karate e Austral Sports, o Campeonato Brasileiro de Karate teve o apoio da NET, Claro, H2O, Trevisan, Prefeitura de Porto Alegre, Sport Clube Internacional, Feci, Rede Master, Latam e Centro Universitário Metodista IPA