Metodismo

IPA tem nova reitora

123Formação de excelência às novas gerações é um dos objetivos da nova reitora. Foto: Daiana Berto

Em uma solenidade que contou com de cerca de 300 pessoas, tomaram posse as novas lideranças das instituições metodistas no Rio Grande do Sul. A partir de 1º de agosto, assume a reitoria do Centro Universitário Metodista IPA a Drª Anelise Coelho Nunes, advogada e professora universitária. Anelise substitui o Prof. Me. Roberto Pontes da Fonseca, que conduzia o Centro desde 2011.

Também foram nomeados o Prof. Msc. Rubem Nei Rodrigues da Silva, novo diretor do Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo, e o Dr. Marcos Wesley da Silva, que assume a direção da Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames). Participaram da sessão dezenas de autoridades regionais, estaduais e nacionais, bem como professores e colaboradores das respectivas instituições. A posse ocorreu na Igreja Metodista Wesley, em Porto Alegre.

Sentindo-se honrada com a nomeação, Anelise lembra que foi aluna do Colégio Americano e que, na instituição, brotaram os primeiros desejos de se tornar professora. Em seu discurso, ela destacou aspectos históricos da tradição da educação metodista e antecipou algumas das principais pretensões de sua gestão. “Hoje o Centro deve objetivar uma formação de excelência às novas gerações”, analisa.

Para ela, o mundo exige ações que vão muito além do muro universitário e garante que o IPA não fugirá da responsabilidade de formar profissionais que “sejam agentes de transformação da realidade”. O primeiro passo, diz, será aumentar o leque de contribuições da instituição perante a sociedade. O segundo, equilibrar as finanças, enfrentando as dificuldades do panorama econômico vivido pelo país.

RobertoRoberto conduzia o IPA desde 2011. Foto: Daiana Berto

Na despedida, o ex-reitor Roberto mostrou-se emocionado e orgulhoso pelo trabalho desempenhado. “Um pedaço de mim fica para trás”, salientou. Falou sobre as provações de sua gestão que, segundo ele, não foram poucas e desejou boa sorte para os empossados. Ele afirmou que os profissionais com quem trabalhou nunca negaram um desafio e agradeceu carinhosamente aos presentes.