· · ·

Palestra

IPA realiza o V Fórum de Extensão

v forumFoto: Ramiro Gasañol

A “reestruturação da forma de pensar o ensino” foi a proposta do V Fórum de Extensão, ocorrido no IPA na última quinta-feira (11.08). O evento teve como convidado o Pró-Reitor de Extensão da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Prof. Dr. Pedro Antonio González Hernández, que palestrou a respeito da “curricularização” da Extensão acadêmica. Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do IPA estiveram representados na presença da coordenadora do Multiverso IPA, a professora Drª Valéria Deluca.

O Pró-Reitor começou sua fala com um desafio. “Hoje iremos estabelecer conceitos e derrubar preconceitos”. A proposta era mostrar a defasagem do pensamento educacional convencional se comparado às novas tendências do ensino. A primeira grande mudança, segundo ele, deve ser a visão da Extensão acadêmica como primeiro passo para a qualificação do ensino, não como algum tipo de assistencialismo ou serviço social.

Para Hernández, a Extensão tem sim um papel social fundamental, mas ela pode oferecer mais. Nesse sentido, expôs duas formas de pensamento pedagógico: as aprendizagens Desenvolvimentalista e a Transformadora. A primeira consiste no professor despejar conteúdo e esperar que o aluno reproduza-o de forma automática. A segunda seria incorporar a Extensão no dia a dia acadêmico como forma de embasar e qualificar o ensino. A esta ele deu o nome de “Curricularização da Extensão”.

O Pró-Reitor, entretanto, não fez juízo de valor sobre qual das aprendizagens seria melhor. Apenas afirmou que a proposta Transformadora requer uma extensa mudança curricular. Para ele, existe uma relutância quanto a essa mudança, pois ela tende a alterar a estrutura de poder já estabelecida no ensino.

Ao final da palestra, num espaço aberto para perguntas e observações, a professora Valéria refletiu sobre importância de cada docente fazer uma autoavaliação, ou “autocatarse”, nas palavras dela, para entender melhor o seu papel no ensino e, assim, contribuir para mudanças.

No fechamento da tarde, a Coordenadora de Extensão do IPA, Prof. Ma. Vera Elaine Marques Maciel, anunciou que o Fórum marcava o pontapé inicial dos debates sobre a educação no âmbito do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), um grupo de instituições de ensino superior que busca apertar os laços com a comunidade em que está inserida. Novos eventos devem ocorrer nos próximos meses.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

· · ·