· · ·

Seminário

Noite de terça foi de Workshop’s

{youtube}

.be{/youtube}

Após a Mostra Audiovisual que abriu os trabalhos na primeira noite do Seminário de Comunicação Integrada, a noite de terça-feira, 13, reservada para workshops sobre variados temas da comunicação. Ao todo foram seis oficinas que abrangeram desde o mundo digital ao jornalismo no front.

A equipe do Multiverso se dividiu e cobriu todos os eventos, para você ficar sabendo de tudo. Conheça um pouco do que foi discutido em cada workshop.

 

Apresentações “diferentonas”

luigibitencourt diferentonasFoto de Luigi Bitencourt

por Luigi Bitencourt

A aluna do curso de Publicidade e Propaganda, Jéssica Tarigo, palestrou sobre como montar uma excelente apresentação com ferramentas virtuais. Demonstrou como fazer uma apresentação única e quais elementos usar. Para ela, uma excelente apresentação de power point deve ter “um bom conteúdo sem ser maçante”. Explicou que nunca se deve abusar dos textos, pois a apresentação fica entediante.

A aluna de publicidade Bruna Urbano que assistiu o workshop achou a oportunidade de saber mais sobre apresentações muito legal e produtivo. “A interação da palestrante com os alunos foi boa, cumpriu minhas expectativas e mais um pouco”.

 

Cobertura em áreas de risco

trezzi viniFoto de Vinícius Carvalhopor Giulian Cavalli

O jornalista Humberto Trezzi começou na área do jornalismo da segurança pública até que foi convidado para cobrir reportagens em zonas de guerra. Hoje, com 32 anos de carreira, o jornalista conta histórias de momentos perigosos em países como Angola, Colômbia, México entre outros.

Durante o workshop, ele lembrou de situações inusitadas, como na Líbia, onde a guerra parava durante algumas vezes do dia para que ambos os lados do confronto orassem. Ou, quando ao desembarcar de um helicóptero, precisou urinar perto de um matagal, que na verdade era um campo minado. Humberto só conseguiu escapar com vida porque seguiu as instruções de um militar que o orientou a retornar de costas pelo mesmo local que havia passado.

Para exercer tal profissão, ressaltou o jornalista, é necessário ter estômago, devido a presença constante de pessoas mortas ou em sofrimento. Bem como, as muitas chances de morrer. Humberto já esteve sobre ataque de canhões. Segundo ele, a emoção de estar em uma área que está sendo bombardeada é uma mistura de medo e excitação. “Não há lugar onde se esconder, porque o ataque vem por cima”. Em todos esses anos, o jornalista apenas chegou a se machucar, mas falou de diversos profissionais que morreram no desempenho do trabalho.

 

Design Thinking

rafael viniFoto de Vinícius Carvalho

por Ramiro Gasañol

O workshop ministrado pelo Prof. Ms. Rafael Barbosa trouxe o Design Thinking. Durante a noite toda, o palestrante apresentou uma definição de design antes de entrar de vez no tópico principal do workshop. A ideia do Design Thinking ou Pensamento do Design (tradução livre), trata da abordagem e não da metodologia. Segundo Rafael, é uma forma de estruturar o processo de criação.

No momento prático do workshop, Rafael propôs que os alunos desenvolvessem um plano de comunicação integrada para o Campeonato Mundial de Beach Tênis. Dividindo o grupo em duas equipes, cada etapa do processo foi contemplada com atividades. Ao final, as duas equipes mostraram seus projetos que foram avaliados pelo quórum do workshop.

 

Gestão de Crise e Imagem

marluci viniFoto de Vinícius Carvalho

por Michele Rosa

“Quando o cotidiano surpreende, a notícia acontece”. Essa foi à frase de abertura do workshop Gestão de Crise e Imagem, apresentada pela palestrante jornalista Marluci Stein, egressa do curso de Jornalismo do IPA e referência no mercado de trabalho. Ela atuou como assessora de imprensa de grandes marcas, como Tramontina e Shopping Iguatemi.

Hoje assessora do deputado estadual Gabriel Souza, Marluci lembrou que imprevistos podem gerar crises e estas podem ocorrer tanto em pequenas quanto grandes empresas. Para ela, o tamanho do problema é da mesma proporção que o nome organizacional. “A solução deve ser encontrada de forma rápida, ainda mais em tempos onde as informações são fluídas, constantes e podem ganhar maior dimensão nas redes sociais”, sublinhou.

No workshop, foram relembrados acontecimentos negativos relacionados a grandes marcas, como o caso do rato encontrado em uma garrafa de Coca-Cola, fato que ganhou destaque nas mídias em 2013. Assim como o incêndio ocorrido na praça de alimentação do Shopping Iguatemi, no mesmo ano.

 

Tendências em Design Gráfico e Ilustração

ilustra viniFoto de Vinícius Carvalho

por Vitor Borcelli e Bruna Alves

Na sala C005 o casal de publicitários Davi dos Santos e Camila Romais, respectivamente das agências Matriz e Bendito Design, apresentaram o workshop: Tendências em Design Gráfico e Ilustração. Na oportunidade, os acadêmicos puderam vivenciar e estar a par sobre as tendências do mercado publicitário com enfoque em ilustração. A dupla contou sobre as experiências de vida, comentou sobre as técnicas utilizadas no ramo e ainda mostrou na prática aos alunos algumas ferramentas de ilustração dentro do programa Adobe Illustrator.

Os profissionais destacaram que a ilustração esta sendo utilizada, neste momento de crise, como uma alternativa mais acessível para as agências de publicidade. O acadêmico Rodrigo Bernardes, do Curso de Publicidade e Propaganda, destacou o rendimento durante o evento. “Foi muito produtiva estes dois profissionais darem informações muito pontuais desta área. Eles falaram com clareza e objetividade, nos deram dicas e ainda foram atenciosos com todos, nos mostrando na prática orientações para a área de ilustração”, disse. E, ainda frisou, “certas áreas da publicidade e propaganda poderiam ter workshops fixos, todo semestre”.

 

Marketing Digital – SEO

moisesmachado SEOFoto de Moisés Machado

por Moisés Machado

O Workshop Marketing Digital-Técnicas de SEO trouxe a jornalista Mariana Romais, da Agência Cadastra, premiada pela Great Place to Work, considerada a segunda melhor agência de comunicação para se trabalhar no país.

No workshop, os acadêmicos participantes puderam saber mais sobre SEO (Search Engine Optimization). A técnica de SEO é o processo de otimização de um site para que as pessoas o encontrem com mais facilidade quando realizarem pesquisas sobre determinados temas nos motores de buscas (Google, Yahoo, Bing etc.).

Esse aprimoramento é possível através de um conjunto de práticas e técnicas que são aplicadas à forma com que o conteúdo para o site é produzido, baseado em palavras-chave e outros requisitos. Em um ambiente cada vez mais concorrido, aparecer nas primeiras posições nos mecanismos de buscas da internet, automaticamente gera audiência para o site, sendo fundamental para sobrevivência no campo hostil da web.

Ela destacou a importância do workshop para os acadêmicos. “Acredito que eventos como os de hoje colocam a visão do mercado para o estudante. Eu mesma não tive isso e precisei aprender por conta. E isso aqui é a realidade de mercado, todas as planilhas e essas técnicas, o mercado exige isso”.

Os alunos presentes, naturalmente curiosos, aproveitaram o workshop para sanar suas dúvidas. O pensamento da aluna Taiara Zanette, do curso de Publicidade e Propaganda, vai ao encontro da declaração de Mariana Romais. “Nem sempre o que vemos em sala de aula consegue contemplar toda a prática do mercado. Por isso, é muito importante trazer alguém do mercado que possa mostrar essa outra face”, destacou a acadêmica que escolheu o workshop como aprofundamento de seu conhecimento, tendo em vista que ela trabalha em seu dia a dia com as técnicas de SEO.

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

· · ·