Painel Eu, Ciência? aborda a pesquisa em comunicação

{youtube}

.be{/youtube}

O painel Eu, Ciência? marcou o terceiro dia do Seminário de Comunicação Integrada. O evento contou com a participação do Prof. Dr. Edgar Zanini Timm, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e de Extensão e Ação Comunitária do IPA e da Profa. Dra. Maria Helena Weber, doutora em Comunicação e Cultura e professora da UFRGS. Também participaram alunos e egressos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda que apresentaram os resultados das monografias defendidas.

A Profa. Dra. Valéria Deluca abriu o evento ressaltando que a universidade é o ambiente para o ensino, extensão e pesquisa. Quanto ao ensino, lembrou que os cursos de Comunicação do IPA tem uma trajetória consolidada com mais de 10 anos de atividades. A extensão “está no DNA da Rede Metodista de Educação” e é inerente às ações desenvolvidas pela instituição. Sobre à pesquisa científica, destacou várias iniciativas dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda que caminham nesta direção. Lembrou da produção de professores e alunos e da revitalização da Revista Fólio, publicação científica que reúne artigos na área do Turismo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda.

O Prof. Dr. Edgar Timm, em sua fala, exaltou a iniciativa dos cursos de Comunicação em dar o primeiro passo em institucionalizar a pesquisa. “Este é um momento histórico para os dois cursos. Um caminho se faz caminhando. É preciso começar. Que esta noite traga bons augúrios para o Jornalismo e para a Publicidade e Propaganda”. Afirmou que é sempre um desafio “temperar a pesquisa e tirar dela a secura que a palavra representa”. Para o Prof. Timm, fazer pesquisa requer perguntar, experimentar e vivenciar.

A Profa. Dra. Maria Helena Weber, doutora em Comunicação e Cultura e professora da UFRGS, nesta linha de pensamento, lembrou que fazer ciência é sair da zona de conforto para produzir conhecimento. Para ela, é preciso desenvolver a habilidade de fazer perguntas e isso deve ser desenvolvido desde os primeiros trabalhos. A professora apresentou um breve panorama do campo da Comunicação apontando diversas possibilidades de temáticas que podem ser revertidas em trabalhos de pesquisa na área.

Após o painel, alunos e egressos dos cursos de Comunicação apresentaram os resultados obtidos nas monografias defendidas. Foram quatro monografias do curso de Publicidade e Propaganda e quatro monografias do curso de Jornalismo. “Achei muito interessante porque os alunos escolheram assuntos atuais e pertinentes”, disse Vitor Borcelli, estudante de Publicidade e Propaganda. “Foi interessante abrir esse espaço para os alunos apresentarem suas pesquisas. Acaba se tornando um incentivo para quem está passando por esse processo de monografia”, comentou Michelle Rosa, aluna de PP.

A Profa. Ms. Nancy Vianna, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, destacou a importância desta atividade, enaltecendo a participação dos alunos convidados. “Este seminário deixa importantes legados para os cursos. Um dos mais admiráveis é que está mantido o protagonismo dos nossos alunos. O que fazemos é para eles. E, eu fico muito feliz de ver o resultado de todo esse empenho por parte das coordenações e professores neste sentido”.

O coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Dr. Fabio Berti, considera que o maior desafio, a partir de agora, é aglutinar e consolidar as atividades desenvolvidas no campo da pesquisa pelos dois cursos. Salienta que é preciso manter e incentivar as ações que promovam o fazer ciência. E, anunciou para breve o relançamento da Revista Fólio, que será um interessante espaço para divulgar o conhecimento produzido não só pelos cursos de Comunicação e Turismo do IPA, mas, para as duas áreas como um todo.

Trabalhos apresentados

Publicidade e Propaganda

Caroline Gomes Lara – Advergames como estratégia de engajamento na publicidade.

Jonatas Hauschildt – As startups do setor de serviço na internet e suas estratégias de comunicação.

Pedro Gusmão – A linguagem dos patrocinadores no programa de rádio Pretinho Básico de Porto Alegre.

Tiago Konrath – Transmídia e Storytelling: Estudo de caso da campanha de “Deslançamento” da Kombi no Brasil.

Jornalismo

Emili Nitske Pereira – O fotojornalismo no Instagram: Uma análise do perfil do jornal Zero Hora no aplicativo.

Marla Gass – Caixa e Facebook: Um banco público centenário nas redes sociais digitais.

Thamires da Silva Rosa – Jornalismo popular do Balanço Geral (RS): Um estado de recepção sobre a relação do telespectador com o programa.

Yuri Ebenriter – Ônibus 174: Um estudo sobre o imaginário coletivo a partir do personagem principal do documentário.

Fotos de Vinícius Carvalho

20160916sci0001