Jornalismo

Alunos de Ética e Legislação recebem o jornalista Nelson Burd

Nelson BurdFoto de Moisés Machado

A disciplina de Ética e Cidadania, do curso de Jornalismo, ministrada pelo Prof. Me. Renato Sagrera, recebeu o jornalista Nelson Burd. Ele mora em Tel Aviv há 11 anos. Atua como freelancer multimídia, tendo participações periódicas em rádios, TVs e impressos.

Participa, semanalmente, do programa a Hora Israelita, na Rádio Bandeirantes. Mudou-se do Brasil para Israel em 2005 e desde então, trabalha como correspondente de Israel para veículos que se interessem pelo material produzido por ele.

O formato da aula foi de debate, em um primeiro momento o convidado contou um pouco de sua história e depois foi aberto um espaço para perguntas e observações. O jornalista, formado pela Unisinos, destaca que desde o início queria realizar uma cobertura diferenciada. Ao invés de ser mais um noticiando acontecimentos de guerras e conflitos, Nelson preferiu focar no cotidiano, entretenimento, comportamento e até esporte. De início, as produções do jornalista eram usadas como preenchimento, tanto de páginas no impresso quanto durante programações televisivas.

Ele conta que o tempo em que trabalhou ao lado de Nahum Sirotsky foi de grande importância para sua carreira. Trabalhava escrevendo os textos para Nahum que sofria de uma doença degenerativa na visão. Nelson comenta que foi nesse período que aprendeu a ser isento e imparcial em suas produções, dando ao leitor a oportunidade de tirar suas próprias conclusões sobre o assunto. Esse processo acontecia porque, tanto Nahum quanto Nelson, apenas apresentavam e explicavam os fatos, dando margem para interpretação.

Ele lembrou da matéria que realizou com o homem mais velho do mundo. Ele contou que tudo começou quando o jornalista Léo Gerchmann percebeu que Yisrael Kristal, o homem mais velho do mundo, tinha a data de nascimento em comum com o Grêmio. Em um esforço em conjunto de Nelson, Léo, Bernardo Shanz e a Comunicação do Grêmio, a matéria aconteceu e foi bem recebida pelo público.

Nelson respondeu aos alunos sobre ética do jornalismo em Israel, foco da disciplina que recebeu o jornalista. Ele disse que, como em outros lugares, isso passa por vários fatores. Parte da ética pessoal e profissional do jornalista, tendo também que ser levado em conta o manual de redação e linha editorial do veículo em que a matéria será publicada.

Alunos das disciplinas de Projeto Experimental IV e Jornalismo Investigativo também estavam presentes na palestra. “Gostei bastante da palestra ministrada pelo jornalista Nelson Burd. Ele nos apresentou a atuação de um jornalista freelancer e ainda trouxe como é a ética jornalística em Israel. Espero que tenhamos mais atividades assim, em que tragam pessoas que nos contem suas experiências”, disse Caroline Riet, aluna de Ética e Legislação. “A palestra com Nelson Burd foi uma ideia muito interessante e de extrema importância. Viabilizar o contato de alunos com profissionais que tem experiência no mercado internacional é algo que não acontece com frequência. Assim, é possível ter noção do choque cultural e como é a rotina do profissional dentro e fora do Brasil”, comentou Gustavo Carus, aluno de Projeto Experimental IV.

• Leonardo Rendel

Mi familia esta en Israel en Te Aviv e kibuts Megiddo .Quiero mandarlos a la Favela Bar ellos como eu somos Argentinos eu moro no Brasil em SP Limeira ? Como faso ?