· · ·

Workshop

Teoria Apreciativa abre Jornada de Formação Docente

TA.01Foto de Moisés Machado

O Núcleo de Formação Docente do IPA está promovendo uma nova jornada de estudo. São oferecidos aos professores quatro workshops e um painel, que discutem a prática docente no ensino superior.

O primeiro workshop intitulado “Pensamento Positivo e Espírito Imaginativo: A Teoria Apreciativa no contexto do ensino superior” foi ministrado pelo coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Dr. Fabio Ramos Berti e pela coordenadora do Multiverso, Profa. Dra. Valéria Deluca Soares de Carvalho. Eles apresentaram os conceitos do pensamento e da intervenção positiva.

O método também conhecido como Investigação Apreciativa, ao contrário da metodologia tradicional, em que se observa o lado negativo dos fenômenos sociais, dando ênfase aos problemas e falhas, busca identificar as melhores práticas e assim promover a mudança, imaginar novas maneiras de viver, trabalhar e organizar os processos. Conforme a Profa. Valéria Deluca, a maioria das pessoas enxerga a realidade sob um ponto de vista negativo, perguntando-se quão mal estão as coisas, em uma cultura que visa apenas eliminar os erros. A proposta da Teoria Apreciativa, apresentada por ela, propõe a prática de um pensamento e de uma linguagem positiva, considerando o que se tem de melhor e as melhores experiências vivenciadas pelos sujeitos, buscando a construção coletiva. Ainda segundo ela, o modelo tradicional de resolver problemas limita a imaginação, a paixão e a capacidade das pessoas.

O evento contou, ainda, com a exposição das melhores práticas desenvolvidas e vivenciadas pelo curso de Jornalismo, apresentada pelo Prof. Dr. Fabio Berti. Os professores participantes puderam, também, trazer propostas para os cursos, colegiados e a instituição, a partir dos pressupostos e conceitos da Teoria Apreciativa.

A Jornada de Formação Docente teve continuação, no dia 17, com o workshop “Metodologia de Ensino para Abordagens Étnico-racial e Direito Humanos”, ministrado pelo Prof. Dr. Clemildo da Silva e pelo Prof. Dr. Marcos Rolim. No dia 19, “Ferramentas para promover aprendizagem: Design Thinking e Gamificação na Educação” é o tema a ser abordado pelo Prof. Me. Rafael Barbosa e pelo Prof. Me. Alexandre Petry. Dia 22 de outubro, ocorre um painel sobre “Desafios Cognitivos da Educação Superior na Cultura Contemporânea”, ministrado pelo Prof. Dr. Cleber Ratto e pela Profª. Dra. Denise Rangel. Para encerrar, dia 26 de outubro, é realizado o último workshop que trata sobre “Metodologia de Problematização: Treino de Habilidades e Cenário de Simulação”, ministrado pelo Prof. Me. Jeferson Dutra.

TA03Foto de Moisés Machado

Postar comentário

0
  • Nenhum comentário encontrado

· · ·