Jornalismo

Jornalistas formados no IPA atuam em evento internacional

cadu eduCarlos de La Rocha e Eduardo Oliveira na cobertura para o Canal Travinha. Foto de Christian Oliveira

Carlos de la Rocha, formado em Jornalismo, no IPA em 2013. Eduardo Oliveira, egresso do curso em 2015. Durante o 2º RS CUP, eles formaram uma dupla. Uma dobradinha em campo, fazendo o que amam. Mas, se engana quem pensa que eles estavam na quadra jogando beach tennis. Eles estavam realizando a transmissão do evento para o Canal Travinha, um narrando e o outro fazendo a reportagem. Entre uma disputa e outra, eles deixaram um recado para os alunos de Comunicação do IPA.

Como em um jogo, é preciso foco, concentração, dedicação e esforço para chegar ao pódio. Eduardo Oliveira e Carlos de la Rocha destacaram a importância do que aprenderam na sala de aula aliado à prática no mercado. De la Rocha lembra que começou a trabalhar muito cedo e as aulas foram fundamentais para alinhar conceitos e condutas. “Muitas vezes, o que acontecia no mercado ia de encontro ao que aprendia na sala de aula. Vivenciar o jornalismo na aula e na redação me ajudou a entender o melhor caminho a seguir. Percebi quanto é necessário estudar e buscar a formação acadêmica para estar no mercado”, avalia.

Eduardo Oliveira lembra que cursar Jornalismo no IPA foi a condição para que pudesse ser um profissional completo. “Eu atuo como assessor de imprensa e, hoje, estou aqui, fazendo um free lance na reportagem. Me considero um profissional completo, que pode atuar em todas as frentes”. Para ele, é fundamental que os alunos frequentem a sala de aula e o mercado. “É complicado conciliar as duas coisas, mas não é impossível. É preciso se adaptar. Depois da formatura é que percebemos que este é o melhor caminho”.

Ele elogia a iniciativa do curso de oportunizar aos alunos a experiência na profissão, abrindo caminho para a vivência. “Os alunos precisam aproveitar tudo o que o curso oferece. Praticar fora da sala de aula é uma experiência fundamental. Estar em eventos nacionais e internacionais, participando das coberturas, lado a lado com a imprensa, traz um conhecimento sem igual”. Carlos deixa um recado: “Sigam se dedicando à faculdade, frequentando as aulas, por mais cansado que você esteja. Se você gosta do que faz, se informe, leia, faça estágio. Participar das coberturas que o curso oferece é um exercício e tanto!”.

Com passagem por vários veículos, hoje, Carlos de la Rocha atua como redator no site Paixão Futebol. Eduardo Oliveira é assessor de imprensa da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS. Durante o 2º RS CUP, eles foram contratados pelo Canal Travinha, para a transmissão do evento.

As coberturas - Os cursos de Comunicação do IPA realizam parcerias com organizadores de grandes eventos esportivos, como o WMA, Campeonato Brasileiro de Karate e 2º RS CUP. Durante os eventos, os alunos participaram da cobertura jornalística, com a supervisão dos professores, colocando em prática os ensinamentos da sala de aula.